HACKATHON

Prefeitura volta olhares universitários para o planejamento urbano de Maringá

Prefeitura volta olhares universitários para o planejamento urbano de Maringá
A Prefeitura de Maringá, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam), promove neste sábado, 20, o primeiro hackathon na sede do Sebrae (avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1116, Zona 7). As atividades, pautadas em análises e propostas universitárias para o planejamento urbano da cidade, contam com 60 inscritos. Estudantes do 3º, 4º ou 5º ano dos cursos de Arquitetura e Urbanismo têm até esta quinta, 18, às 12 horas, para realizar a inscrição na coordenação do próprio curso, independente da instituição.

O objetivo é integrar as universidades e os alunos para o mesmo foco: olhar Maringá com planejamento. Com isso, incentivar estudos e pesquisas, desafiar a criação de propostas e soluções inovadoras, ampliar o debate sobre o tema e possibilitar a participação acadêmica no desenvolvimento do município.

O diretor-presidente do Ipplam, Celso Saito, explica que o hackathon será fundamental para avançar e aprimorar as formas de se pensar o planejamento da cidade. “Pretendemos envolver a sociedade na percepção dos desafios de crescimento da cidade, bem como a busca por soluções para um ordenamento que garanta uma melhor qualidade de vida para as próximas gerações de, maneira sustentável, tanto economicamente quanto ambientalmente e também socialmente”, diz.

O nome ′hackathon′ surgiu do misto das palavras inglesas “hack” (programar) e “marathon” (maratona). O termo se consolidou por volta de 1999, após programadores independentes reuniram-se em um evento em Canadá para trabalhar códigos de um sistema operacional.

Em Maringá, o hackathon não será realizado como uma competição. Serão formados grupos para trocar ideias, debates e experiências coletivas, de forma dinâmica e colaborativa. A iniciativa tem apoio do Sebrae, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), do Centro Universitário Unicesumar, da Uningá, do Centro Universitário Metropolitano de Maringá (UniFamma) e da Faculdade de Engenharias e Arquitetura de Maringá (Feitep).

Programação
8h10: credenciamento

8h20: abertura

8h30: palestra sobre projeto urbanístico de Maringá

9h: palestra sobre planejamento urbano de Maringá

9h30: definição das equipes

9h40: definição de temas

12h: intervalo para almoço

13h: retorno

13h30: discussões e proposições

15h30: apresentação de problemas e propostas

16h45: encerramento