TURISMO

Maringá treina taxistas e motoristas de aplicativos para receber turistas

Maringá treina taxistas e motoristas de aplicativos para receber turistas
Os taxistas e motoristas de aplicativos, como o Uber, Simbora, Vou Bem, 99POP e outros, devem ser referência de atendimento aos visitantes a uma cidade e, para tanto, devem estar sempre atualizados, qualificados e primar pelo bom atendimento aos passageiros.

Com este objetivo, a prefeitura de Maringá, por meio da Diretoria de Turismo da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, desenvolve o projeto CapaCidade – Capacitação de Turismo, que realiza na próxima semana um treinamento para todos os taxistas e motoristas de aplicativos.

O treinamento tem apoio do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, que apoia captação dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Fase Final, que acontecem em Maringá de 4 a 11 de novembro.

De acordo com o diretor de Turismo Amarildo Torres, o treinamento objetiva preparar os profissionais para eventos que ocorrerão nos próximos meses, como os JUBs e o Maringá Encantada – Natal de Luz e Emoção, que devem atrair milhares de visitantes a Maringá.

Segundo Torres, só os JUBs devem trazer à cidade cerca de 4 mil pessoas, entre atletas, técnicos, comissões técnicas e dirigentes, um contingente que vai alterar a normalidade da cidade. "Precisamos estar preparados para receber tanta gente de uma vez só e por isto a ação Bem Receber atingirá os hotéis, restaurantes, por meio do Convention Bureau, e também os taxistas e motoristas da Uber e de outros aplicativos. Queremos que os visitantes levem a imagem de uma cidade que sabe receber bem seus visitantes".

Adriana Calvo

O treinamento será ministrado pela palestrante Adriana Calvo, especialista em Direito das Relações Sociais e em Recursos Humanos. Ela deverá ressaltar alguns aspectos que devem ser observados pelos profissionais durante o atendimento, como boa apresentação, educação, respeito às leis de trânsito, ressaltar os pontos positivos da cidade e outros.

A primeira palestra de Adriana Calvo será destinada aos taxistas, às 8 horas do dia 23 no Auditório Hélio Moreira, na prefeitura. No dia seguinte ela falará aos profissionais da Uber e outros aplicativos, no mesmo local e horário.

Primeiro contato

O Convention Bureau, que está realizando ações do Bem Receber também nos hotéis, considera que taxistas e motoristas de aplicativos são agentes de promoção do turismo e precisam ter a percepção de sua importância. "Muitas vezes, eles são o primeiro contato que o visitante tem ao chegar a uma cidade, seja no aeroporto, na rodoviária ou mesmo quando se precisa chegar a um hotel, restaurante ou qualquer outro destino", diz a superintendente do Convention, Yara Linschoten. "Além de um bom condutor, se ele for também um bom agente promotor de sua cidade, explicando tudo o que ela oferece, com certeza influenciará na imagem positiva que o turista construirá de Maringá ao longo da sua estadia", disse.

Para a representante do Convention, um treinamento como este, para o profissional não se limitará aos JUBs. "Um motorista preparado, consciente de seu papel na boa imagem da cidade, será competente em qualquer momento de sua vida profissional e com isto ele também ganha". Ela considera que o treinamento vem em um momento propício, pois além dos JUBs, em novembro, Maringá se prepara para receber muitos turistas durante os festejos de final de ano e nos eventos previstos para o ano que vem.