CURSO

Cuidadores de pessoas dependentes aprendem procedimentos básicos

Cuidadores de pessoas dependentes aprendem procedimentos básicos
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou ontem (1), nova edição do ′Curso Básico para Cuidadores de Pessoas Dependentes′. A ideia é promover maior conforto às pessoas dependentes e seus cuidadores por meio de procedimentos básicos de atenção domiciliar. As atividades são realizadas no Hospital Municipal (HM)

O curso, realizado mensalmente, é dividido em duas tardes e direcionado a cuidadores leigos. Não é uma formação profissionalizante. No primeiro dia, os participantes recebem instruções de fisioterapeutas, enfermeiros e nutricionistas. São ensinados procedimentos simples, como mudança de posição do paciente, técnica de rolamento, como alimentar por meio de sondas e cuidados com curativos. A segunda etapa promove suporte emocional, com orientação de psicólogos.

A iniciativa surgiu quando equipes do HM notaram uma grande entrada de pacientes dependentes em decorrência de complicações evitáveis. "Muitas vezes um procedimento básico poderia evitar esse deslocamento do paciente para o hospital. Isto não significa uma falta de cuidado, mas de orientação sobre como realizar as ações e, assim, evitar acidentes tanto para o paciente, como para o cuidador", comenta a doutoranda em Enfermagem e responsável do Núcleo de Educação Permanente do HM, Bruna Caroline Rodrigues.

O cuidado máximo ao paciente "acamado" foi um motivador para Laudicéia Sales, de Mandaguari, participar do curso. Ela cuida do sogro há um ano e meio. "Você acha que nunca vai acontecer com você - até que acontece. Todo aprendizado para lidar com a pessoa acamada é bem-vindo", disse.

Simone Muller também acredita que "sempre tem algo a aprender". A maringaense cuida há 7 anos de um paciente que sofre de politraumatismo, decorrente de acidente de moto em 2009. Acompanhada da sua filha, Juliana, Simone afirma que o aprimoramento de técnicas sempre melhora o bem-estar dos envolvidos no cuidado.

Saiba Mais

As vagas para a edição de novembro estão esgotadas, mas é possível realizar inscrição prévia para o mês de dezembro. A data ainda será confirmada.

Núcleo de Educação Permanente do Hospital Municipal - 44 3221-4800