Maringá atingiu 100,33% de vacinação para poliomielite, imunizando 17.322 crianças e 99,62% contra sarampo, vacinando 17.199. Tinham direito à vacina crianças com idade entre um e menores de cinco anos, incluindo as que já receberam as vacinas anteriormente. A meta estipulada pelo município era vacinar 17.265 crianças contra cada doença. A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo começou dia 6 de agosto e se encerraria no dia 31 de agosto, mas foi prorrogada até sexta, 14 de setembro. Neste ano, a campanha de vacinação foi "indiscriminada", ou seja, mesmo crianças que estavam com a carteirinha de vacinação em dia receberam novas doses de reforço contra as doenças. O objetivo da campanha foi elevar a cobertura vacinal no país e reforçar a proteção dos já vacinados. As vacinas contra pólio e sarampo seguem disponíveis durante o ano nos postos de saúde e fazem parte do calendário de rotina da criança.“Atingimos o objetivo esperado, que era a cobertura mínima de 95% em cada vacina. Nós agradecemos aos pais por colaborarem levando as crianças para imunização. Hoje, a vacina é um programa de família, existem vacinas para crianças, adultos e pessoas idosas. É importante que os setores de vacinas sejam visitados uma vez ao ano, pois podem surgir mudanças”, disse a coordenadora da Sala da Vacina da Secretaria de Saúde, Edlene Goes.
Até o dia 10 de setembro, o Ministério da Saúde havia confirmado 1.673 casos de sarampo em todo país. No Amazonas são 1.326 e em Roraima 301. Também já há registros da doença nos estados de São Paulo (2), Rio de Janeiro (18), Rio Grande do Sul (18), Rondônia (2), Pernambuco (4) e Pará (2). Outros 7.812 casos suspeitos permanecem em investigação. Do total de casos confirmados, oito resultaram na morte do paciente.
BalançoO Paraná atingiu na quinta, 13, a meta de vacinar 95% das crianças. Foram aplicadas 556.178 doses de vacina contra poliomielite e 552.694 doses da vacina tríplice, que protege contra o sarampo. No Brasil, o balanço divulgado pelo Ministério da Saúde nesta segunda, 17, mostra que a Campanha Nacional de Vacinação, encerrada no dia 14, registrou uma cobertura vacinal de 95,4% para a pólio e de 95,3% para sarampo. Mais de 4,4 mil municípios cumpriram a meta estipulada.