CIDADE

Seminário Econômico: Ex-deputado Ueno destaca construção do Parque do Japão em Maringá

A construção do Parque do Japão em Maringá foi realçada pelo ex-deputado federal paranaense Antonio Ueno – atual presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná – durante pronunciamento no Seminário Econômico Brasil-Japão, realizado na última terça-feira, dia 30, no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília.

O evento teve a participação do embaixador do Japão no Brasil, Takahiro Horimura, empresários nipo-brasileiros e deputados que compõem a comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.

De acordo com Ueno – que esteve presente ao lançamento da pedra fundamental para a construção do Parque do Japão, no dia 10 de maio deste ano – o projeto maringaense, de iniciativa do prefeito Silvio Barros, se constitui em significativo evento a ser realizado no dia 22 de junho de 2008, quando será inaugurado junto com as comemorações dos 100 anos de imigração japonesa no Brasil.

“É uma obra que elevará o nível da comunidade e deverá constituir-se em símbolo de amizade entre Brasil e Japão”, enfatizou, observando a área de 100 mil m² e as edificações com características japonesas previstas para o local.

Outro projeto que mereceu destaque do ex-parlamentar paranaense é a realização da Exposição Internacional IMIN-100, a ser realizada no período de 18 a 29 de junho de 2008, em Londrina.

Segundo Ueno, já foi solicitado apoio da JETRO, de São Paulo, e do governo da província de Hyogo – co-irmã do Paraná – para a viabilização dos dois projetos.

“Sem dúvida alguma, a vinda ao nosso país do primeiro-ministro japonês Junichiro Koizumi, em setembro de 2004, deu novo alento para a retomada de investimentos japoneses, conjuntamente com a aproximação dos festejos dos 100 anos de imigração japonesa no Brasil”, afirmou.

Aos 84 anos de idade, aposentado e morando em Curitiba, o presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná, Antonio Ueno, foi deputado federal por 32 anos e vivenciou muitas experiências no relacionamento com parlamentares japoneses.

“Graças à essa experiência posso garantir que meu intuito é despertar a atenção dos parlamentares mais jovens para a importância da Câmara dos Deputados como canal de comunicação com a Dieta Japonesa e para o desenvolvimento dos dois países”, concluiu.

Pmm