SAÚDE

Maringá no Dia Mundial do Combate ao Tabagismo

Nesta quarta-feira (31), a Secretaria da Saúde de Maringá vai promover uma série de atividades, como parte da programação do Dia Mundial do Combate ao Tabagismo.

Adultos que forem aos postos de saúde, poderão participar de palestras e receberão material de divulgação.

As crianças terão um local para desenhar e pintar.

Os servidores serão convidados a fazerem parte da Campanha Unidade Livre do Tabaco.

Além das ações pontuais relativas ao Dia Mundial do Combate ao Tabagismo, a Secretaria desenvolve programas para o abandono do cigarro.

O trabalho é realizado com grupos de fumantes, nas unidades básicas Quebec, São Silvestre, Maringá Velho, Industrial, Ney Braga, Iguaçu, Cidade Alta e Pinheiros.

No Centro Integrado de Saúde Mental, o Cisam, nos centros de Atenção Psicossocial, Caps Canção e Álcool e Drogas, AD, na Policlínica Zona Sul e na UEM também há tratamento para quem deseja deixar de fumar.

Responsável por 5 milhões de mortes anuais no planeta, o tabagismo é um problema de saúde pública global.

No Brasil, onde 200 mil pessoas morrem anualmente vítimas dessa doença, o assunto vem sendo abordado não apenas pelo Ministério da Saúde, mas por outros órgãos governamentais e cada vez mais parcelas da sociedade civil, representadas pelas Organizações Não-Governamentais (ONGs) ligadas à educação, economia, trabalho, justiça, meio ambiente e agricultura.

Pmm