CULTURA

Festival valoriza cultura de bonecos com programação descentralizada

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc), promoverá entre os dias 15 e 19 de agosto, o 8º Festival de Bonecos de Maringá (Festebom).

Festival valoriza cultura de bonecos com programação descentralizada

O evento fomenta a cultura do teatro de bonecos a partir de atrações descentralizadas, bem como oficinas de confecção destes objetos e contação de histórias entre os dias 6 e 14, com inscrições gratuitas para todos os públicos.

A homenageada neste ano é a bonequeira paranaense Tadica Veiga, figura expoente no teatro e confecções de bonecos, com experiência de 23 anos na área. As atividades serão realizadas nos espaços culturais da área urbana e distritos. São 13 companhia envolvidas, com artistas oriundos de Maringá, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e Londrina.

Inserido no calendário oficial do município desde 2009, por meio da Lei nº 8.328, o Festebom reforça a tradição dos bonequeiros a partir de atividades e intercâmbio entre artistas do ramo. O secretário de Cultura, Miguel Fernando, destaca a relevância do evento para a expansão da cultura em Maringá.

"Novas linguagens, experimentações, intervenções e propostas vêm ganhando cada vez mais espaço, seja por iniciativas empreendedoras ou independentes, seja pelos estímulos diversos da administração. Dentre as linguagens de maior resistência pela cidade, sem dúvidas, está a do teatro de bonecos e objetos animados", confirma o secretário.

Serviço:
Festival de Teatro de Bonecos de Maringá - Programação