A aposentada Mariko Nita participou da abertura oficial da 21º Expoflor, na manhã desta quinta, 2, enquanto escolhia flores e plantas para levar para casa. A solenidade, no Centro de Convivência Renato Celidônio (Praça da Prefeitura), deu início a feira, com mais de 300 espécies frutíferas e ornamentais. A exposição segue até dia 20 de agosto, com barracas de artesanato e parque de diversão.“Está ótima esse ano, linda demais. A gente já pensa nas flores que quer comprar e é uma alegria chegar aqui e ter”, disse Mariko. Uma das espécies que ela procurava era Azaleias e Rosas do Deserto. Durante a cerimônia de abertura, o vice-prefeito, Edson Scabora, disse que Maringá é uma das melhores cidades do país em qualidade de vida. “Obrigado Lions Clube Maringá Cidade Canção por fazer de Maringá uma cidade melhor. Seria impossível governar sem a ajuda da sociedade e dessas organizações de serviços”, disse. A presidente do Lions Clube Maringá Cidade Canção, Maria Ilda, disse que o objetivo principal da feira é colaborar com as entidades. “Com as 20 edições, repassamos R$ 1,3 milhão para ajudar pessoas necessitadas”, informou. Neste ano, parte da renda será revertida para a Associação de Apoio ao Fissurado Lábio Palatal de Maringá (Afim) e Albergue Santa Luiza de Marillac. O valor da praça de alimentação e parque infantil será repassado ao Provopar para o encaminhamento às entidades assistenciais.“É uma alegria saber que existem ações que promovem a vida. Na Expoflor, além da pessoa levar um presente para si mesmo, ela também vai ajudar alguém. Isso torna a sociedade mais justa e fraterna”, comentou o arcebispo Dom Anuar Battisti.
Também estiveram presentes o Secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Francisco Favoto, e a vice-presidente do Provopar, Miriam Scabora.
AfimDesde 1987, a Associação de Apoio ao Fissurado Lábio Palatal de Maringá (Afim) atende pessoas com fissura labiopalatal. É realizado atendimento clínico, orientações e encaminhamentos de cirurgia para o Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Lábio Palatal (CAIF), em Curitiba. A Afim também realiza o acompanhamento pré e pós a cirurgia. Atualmente, são 500 atendimentos no mês, contando Maringá e mais 80 municípios da região.
Albergue Santa Luíza de MarillacCriado há quase 60 anos pelo Arcebispo de Maringá, Dom Jaime Luiz Coelho, o albergue funciona como uma casa de passagem que abriga pessoas em situação de vulnerabilidade social. A instituição encaminha os abrigados para a rede de saúde do município e incentiva a reintegração do convívio familiar.