BEM-ESTAR ANIMAL

O que você precisa saber sobre castração e emergência animal

O que você precisa saber sobre castração e emergência animal
A castração e a emergência animal são assuntos bastante discutidos, mas continua deixando dúvidas quando se trata de animais de rua. Por esse motivo, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Bem Estar Animal (Sema), elaborou uma sequência de perguntas e respostas explicando, passo a passo, como funciona o processo de castração e quando solicitar o serviço público de emergência animal.

Em junho deste ano, a van de “Emergência Animal” da Sema iniciou o atendimento de cães e gatos vítimas de acidentes de trânsito, e animais com algum tipo de doença que comprometam a mobilidade e saúde. Até o momento, já foram atendidos 35 animais, realizados 58 exames laboratoriais e oito procedimentos cirúrgicos. O serviço de emergência animal é realizado de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, pelo telefone 44-3901-1885.

De janeiro a junho deste ano, a Ouvidoria Municipal registrou 777 denúncias de maus tratos a animais. Desses, 426 protocolos foram atendidos e 351 seguem em andamento. A Lei Municipal de Maus Tratos (10.467), sancionada no ano passado, prevê multa para quem abriga animais em locais inadequados, presos em corrente curta, sem alimentos, abandonados e sem assistência veterinária quando necessitados e tutelados. A multa por abandono é R$ 2 mil e por local impróprio é de R$ 500.

Sobre castração animal, a Diretoria de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema promoveu no último ano, 5,5 mil castrações de cães e gatos. A previsão para o final de 2018 é de mais de 11 mil. A castração prioriza animais ruas, incluindo aqueles recolhidos por associações e protetores independentes. Os procedimentos são realizados com recursos municipais e por oito clínicas cadastradas.

Orientações - Perguntas e Respostas