A Secretaria de Serviços Públicos (Semusp) alterou o esquema de coleta seletiva em alguns bairros da cidade. A coleta que era realizada nas terças e quintas, passam a ser realizadas aos sábados. Com o aumento de participação dos maringaenses no serviço de reciclagem, a coleta tem crescido nos últimos meses. Em janeiro foram 316 toneladas, contra 413 em maio. A mudança, feita para agilizar o atendimento, tem início a partir deste sábado, 16. O secretário de Serviços Públicos, Vagner Oliveira, explica que a mudança no esquema da coleta vai tornar a logística de atendimento mais eficiente. “É importante que os moradores fiquem atentos aos novos dias e se programem para a entrega das sacolas de lixo”, disse. O objetivo da coleta é reduzir gastos com aterro de resíduos e ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente, contribuindo também com a geração de renda das cooperativas de reciclagem.Iniciada em abril, a operação conta com 15 caminhões furgão com capacidade de 45 m³. A Semusp oferece sacos biodegradáveis de 100 litros, semanalmente, para os moradores. Podem ser destinados papel, papelão, plástico, metal, vidro e isopor. Não devem ir para a coleta pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes que precisam ser entregues aos revendedores.
Bairros que passam a receber a coleta no sábado: Jardim Três Lagoas, Maurilio Correa Pinho, Moradias Atenas, Jardim Guairaca, Jardim Monique, Chacará Bandeirantes, Residencial Icaro, Jardim Paris VI, Jardim Monte Rei, Jardim Pilar, Jardim Imperador, Jardim Colina Verde, Conj. Habitacional Requião, Jardim Paulista I, II, III e IV, Jardim Andrade, Loreamento Sumaré, Conj. Residencial Guaiapó, Jardim Novo Paulista, Jardim Licce, Jardim Dias I e II, Jardim Monte Carlo, Jardim Paris III, IV, V e VI, Parque das Laranjeiras, Jardim São Jorge, Vila Santa Isabel, Jardim Los Angeles, Jardim Maravilha, Jardim Mandacaru, Cidade Universitária, Tropical, Vila Vardelina, Jardim Brasília, Jardim Seminário, Jardim Lucianópolis.
Os demais bairros seguem com o serviço anterior de coleta (conforme anexo ao lado). Os caminhões realizam a Coleta Seletiva de segunda a sábado (bairros e distritos) e de segunda a sexta (centro) entre as 7h30 e 16h30. Podem ser destinados papel, papelão, plástico, metal, vidro e isopor. Não devem ir para a coleta pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes que precisam ser entregues aos revendedores.
RECICLAGEMO material recolhido pelos caminhões são destinados a seis cooperativas do município para triagem. Papel, papelão e plásticos são encaminhados às centrais de valorização de materiais recicláveis, para o beneficiamento e comercialização com indústrias que fabricam produtos a partir de recicláveis. Outros materiais como metais e vidros não passam pelas centrais de valorização e são comercializados pelas próprias cooperativas.
Cronograma