SAÚDE

Farmácia Móvel aumenta visitas em pontos estratégicos

Farmácia Móvel aumenta visitas em pontos estratégicos
A Farmácia Móvel passa a visitar os distritos de Iguatemi e Floriano, assim como os bairros Jardim Olímpico e Guaiapó a cada quinze dias a partir de junho, e o conjunto Ney Braga a partir de julho. O aumento na frequência é decorrente da alta demanda nestes locais, onde a unidade móvel realiza até 100 atendimentos por manhã. O programa é desenvolvido pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde.

O município é pioneiro na implantação do programa Farmácia Móvel. O objetivo é aumentar o acesso da população à assistência farmacêutica, contemplando usuários de medicamentos psicotrópicos, usados no tratamento de doenças psiquiátricas. De dezembro, quando foi implantada, até abril, a Farmácia Móvel realizou 1.300 atendimentos.

Além da unidade móvel, integram a rede de farmácias municipais outros 36 pontos de entrega, localizados na área urbana e distritos. São 34 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS′s) e outras duas nas Unidades de Pronto Atendimento (Upa′s Norte e Sul). Cerca de 70 servidores, farmacêuticos e auxiliares, prestam atendimento aos 65 mil usuários atendidos por mês (média).

A retirada de medicamentos nas farmácias municipais é feita mediante prescrição de médicos do sistema público de saúde.

Nas farmácias das Upas Norte e Sul, o atendimento é 24 horas. Há exceção apenas na entrega dos psicotrópicos, a serem retirados de segunda a sexta, 8h às 12h e 13h às 18h.

A Farmácia Móvel conta com um farmacêutico e visita todo o município de acordo com cronograma (disponível em http://www2.maringa.pr.gov.br/cdn-imprensa/abril_junho_2018.pdf). Os atendimentos são realizados de segunda a sexta, das 8h às 12h.