LAZER

Revitalização da Praça Santo Antônio inclui instalação de bancos, nova iluminação e paisagismo

Revitalização da Praça Santo Antônio inclui instalação de bancos, nova iluminação e paisagismo
A Secretaria de Serviços Públicos (Semusp) deu início à revitalização da Praça Santo Antônio (Vila Santo Antônio). É substituída a antiga iluminação com a instalação de 14 postes e um superposte de 12 m, além de 12 luminárias rebaixadas no entorno e refletores da quadra esportiva, todos em LED. A revitalização contará ainda com a substituição de todo pavimento, instalação de bancos, paisagismo e será realizada após a tradicional Festa de Santo Antônio (junho).

“É uma festividade que atrai um grande número de participantes e não queremos atrapalhar essa comemoração. Assim como a iluminação da praça da Catedral, a da Vila Santo Antônio será referência para as demais, estimulando atividades de lazer e ampliando a sensação de segurança”, comenta o secretário de Serviços Públicos, Vagner de Oliveira.

As intervenções na praça já seguem algumas recomendações de um trabalho intersetorial feito por diversas secretarias, entre elas, a própria Semusp e a Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano (Seppu). Um dos objetivos é o de resgatar a história das praças e ao mesmo tempo revitalizar para algo contemporâneo, moderno e inovador.

Além de revitalizar as praças, a Semusp cria novas áreas de lazer no município. Uma área de matagal de mais de 3 mil metros quadrados no Jardim Tóquio passou por terraplanagem, pavimentação, recebeu iluminação de LED e contará ainda com parque infantil e academia da terceira idade.

O município aproveitará ainda rotatórias e demais espaços públicos inutilizados para a construção de novos espaços de lazer. Espaços que serviam para destinação irregular de resíduos e marginalidade se tonarão lugares mais agradáveis para o lazer e integração entre moradores dos bairros.

Entre as praças já revitalizadas pela Semusp com a limpeza, pavimentação e jardinagem estão a praça Sete de Setembro (Praça do Peladão), praça Jacinto Branco, no entrocamento entre as avenidas Mandacaru e Alziro Zarur, e a praça Pedro Álvares Cabral (Praça de Patinação).