CULTURA

XV Circuito Internacional de Arte: Maringá recebe mostra de 108 artistas plásticos brasileiros

A mostra vai apresentar trabalhos diversificados de 108 artistas de 14 Estados brasileiros. Ao todo serão 30 artistas do Paraná, sendo que 14 trabalhos são de Maringá, apresentandos por Deborah Kemmer, Sônia Arai, Tereza Cristina Haddad, Antonio Miranda, Lilia Lobo, Luiz Alberto Soria, Vanessa Jones, Marcia Conde, Valda Pessoa, Shima, Helio Moreira Junior, Marcelo Monteiro, Isabela Gomes da Costa e Josiane Bornéli.

Antes de Maringá, o Circuito já passou por Viena (Áustria), Bratislávia (Eslováquia), Praga (República Tcheca), Madri (Espanha) e Diamantina (Minas Gerais). Depois de Maringá a exposição vai para São Paulo, no Museu de Arte de São Paulo – Masp. A mostra termina com visitas em países africanos de Língua Portuguesa.

O Circuito Internacional, durante esses 11 anos de existência, já apresentou obras brasileiras em diversos países europeus, como Inglaterra, Portugal, Grécia, França e Itália, que sempre receberam bem os trabalhos dos brasileiros.

Durante a mostra os visitantes vão poder apreciar diversos estilos de pintura, como arte acadêmica, contemporânea, esculturas, desenhos e colagem. Para a curadora do circuito no Estado do Paraná, a maringaense Deborah Kemmer, essa é uma grande oportunidade para Maringá. “Pela primeira vez Maringá entra na rota dos grandes circuitos internacionais. Temos que aproveitar essa chance para divulgar nossa arte também dentro de nossa cidade, uma vez que nos países europeus já estamos abrindo as portas”.

O evento é uma promoção da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Cultura, com o Colege Arte, de Uberlândia - Minas Gerais. Durante a abertura do Circuito estará presente a curadora geral do evento Iolanda Gontijo.

Para a artista plástica Gracia Beneli, de Rondônia, a participação do Circuito Internacional de Arte representa uma grande oportunidade para todos os artistas. “Esse Circuito arrebanha novos talentos para serem mostrados dentro e fora do Brasil. É um prazer estar expondo em Maringá, divulgando nosso trabalho e sendo valorizado por nossa arte”, declara.
PMM