AGRICULTURA

Prefeitura apóia movimento de agricultores

A Prefeitura de Maringá, em apoio ao movimento dos agricultores, encerrará seu expediente amanhã (16) às 12 horas, no Paço Municipal. Os demais órgãos municipais e serviços essenciais funcionarão normalmente.

O decreto número 432/2006 foi assinado pelo prefeito Silvio Barros “considerando o movimento reivindicatório de melhoras na área da agropecuária encabeçado pelo Sindicato Rural de Maringá e a Federação da Agricultura do Estado do Paraná”, um movimento que o prefeito define como “uma justa mobilização”.

A manifestação terá início às 8 horas. Até às 9 horas os quatro acessos rodoviários a Maringá estarão bloqueados para todos os tipos de veículos, com exceção de ambulâncias e demais veículos de caráter emergencial, conforme alerta à população distribuído pelas duas instituições. Ainda de acordo com o comunicado, entre as 9 horas e 18 horas o bloqueio continuará para caminhões, como forma de sensibilizar as autoridades sobre as necessidades do setor agropecuário. O bloqueio, porém, será realizado em diversas regiões do país.

As manifestações de agricultores têm se intensificado nas últimas semanas. Entre as reivindicações dos agricultores, segundo o vice-prefeito Roberto Pupim, que é agricultor, constam “o alongamento compatível das dívidas rurais; mudança na política cambial para viabilização das exportações e, conseqüentemente, melhoria nos preços dos produtos agrícolas; no caso da agricultura familiar, considerando acúmulo de prejuízos nas duas últimas safras, anistiar a parcela de custeio e valor anual para cada pessoa da família, com liberações mensais para atender aos produtores que não terão recursos para sobrevivência, inclusive alimentação; agilização do pagamento do Proagro e viabilização do Seguro Rural”.
PMM ( Prefeitura Municipal de Maringá)