CURSO

Inscrições do projeto Criança em Cena abrem dia 5 de março

Inscrições do projeto Criança em Cena abrem dia 5 de março
No próximo dia 5 abrem as inscrições para participar das aulas do projeto "Criança em cena", promovido pela Forféu Atividades Artísticas por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da Sanches Tripoloni e da Cooper Card. Esse é o segundo ano que professores irão ministrar gratuitamente oficinas de iniciação teatral para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, em Maringá, distrito de Iguatemi e Sarandi. São 110 vagas disponíveis e as aulas seguem até novembro, culminando em uma mostra cultural aberta ao público.

O programa tem carga horária total de 80 horas, divididas em encontros semanais de 2 horas. As aulas acontecem no CEU das Artes de Iguatemi, no Centro da Juventude do Conjunto Borba Gato, no Anpacin - Colégio Bilíngue para surdos de Maringá, na Arena das Artes e no Colégio Jardim Universitário de Sarandi e são ministradas por Alan Gaitarosso, Andresa Viotti, Carla Guizelini, Lucas Oliveira, Marcela Caro, Renan Gustavo e Vanderlei Junior.

O curso oferece à criança e ao adolescente o teatro como ferramenta para colocar em ação seus jogos e sua criatividade. "Estar em cena é uma diversão, despertando o prazer de uma grande brincadeira e fortalecendo a espontaneidade inerente ao universo de cada um, além da possibilidade de vivenciar experiências artísticas e explorar seu próprio mundo e suas inquietações", comenta o coordenador do projeto, Alan Gaitarosso.

Serão trabalhados diversos temas e elementos da cultura brasileira e dentre eles é escolhido aquele com que a turma mais se identificou para montar o espetáculo de encerramento, que terá uma apresentação aberta ao público, utilizando todos os recursos presentes no teatro, como trilha sonora, figurinos, maquiagem, cenários e iluminação.

Para se inscrever basta acessar o site www.criancaemcena.com.br e baixar a ficha de inscrição, preenche-la e entregar no local que deseja fazer aula, juntamente com cópias simples da carteira de identidade do aluno e de um dos responsáveis. A ficha também está disponível impressa nos locais de atendimento. Não há taxa de inscrição. Mas atenção: as vagas são limitadas e são preenchidas por ordem de inscrição. As inscrições ficam abertas até o dia 30 de março.

"Ficamos felizes com os resultados que tivemos ano passado, com as discussões geradas durante as aulas e o comprometimento dos alunos com o que era proposto. No final do processo produziram espetáculos interessantíssimos", lembra Gaitarosso. "Para esse ano as expectativas são tão grandes quanto, esperamos que seja um ano para fortalecer ainda mais este projeto que tem uma missão tão importante, de colaborar para o crescimento humano de todas as crianças que chegam até nós", diz.

SERVIÇO:

Criança em cena

- CEU das Artes de Iguatemi – 1 turma – 20 vagas - Turma 1 - Segunda-feira das 14h às 16h - idade de 10 a 15 anos

- Centro da Juventude da Maringá - 1 turma – 20 vagas - Turma 1 – terça-feira das 15h às 17h – idade de 10 a 15 anos

- Anpacin - Colégio Bilíngue para surdos de Maringá - 2 turmas – 30 vagas - Turma 1 – quarta-feira das 13h15 às 15h - Turma 2 – quarta-feira das 15h15 às 17h

- Arena das Artes de Maringá – 1 turma – 20 alunos - Turma – quinta-feira das 14h às 16h – idade de 10 a 15 anos (a partir de maio)

- Colégio Jardim Universitário Sarandi - 1 turma – 20 alunos - Turma 1 – Horário a definir

Cronograma

Inscrições: de 05/03 a 30/03

Aulas: de 19/03 a 07/11