CIDADE

Acordo entre Maringá e Vila de Rei visa levar brasileiros para viverem em Portugal

A presidente da Câmara de Vila de Rei, Maria Irene Conceição Barata Joaquim, e a presidente do Provopar de Maringá, Luiza Pupin, irão conceder entrevista coletiva à imprensa hoje (11), às 15h30, na Sala de Reuniões do Gabinete, para esclarecer pontos do acordo entre os dois países que visa repovoar Vila de Rei, criando garantia de emprego e moradia para maringaenses.

Quatro famílias brasileiras já embarcaram para Portugal graças ao acordo, que pretende levar 250 famílias para viverem em Vila de Rei até 2008.

O programa de intenção para encaminhar pessoas à Portugal teve início em outubro do ano passado, quando 736 famílias se inscreveram e entregaram currículos ao Provopar.

Dessas pessoas, 15 foram selecionadas e convocadas para entrevista.

Após alguns meses de contatos permanentes entre autoridades de Maringá e Vila de Rei, o primeiro grupo viajou com destino a Vila de Rei com contrato de trabalho e visto permanente.

Segundo a presidente do Provopar-Maringá, a cidade de Vila de Rei possui mais de 5 mil habitantes e a maior parte deles é composta por pessoas acima de 60 anos.

Além disso, no ano passado nasceu apenas uma criança na cidade.

"A prefeita do local, Irene Barata Joaquim, esteve em Maringá no mês de outubro do ano passado a passeio e propôs que fizéssemos um cadastro dos habitantes daqui que tivessem interesse de viver em Portugal.

Esta seria uma maneira de levar pessoas jovens para viver em Vila de Rei.

Nos interessamos pela idéia e conseguimos conceder a oportunidade para este primeiro grupo", explica.

Luiza Pupin ainda afirma que por enquanto apenas 15 pessoas seguiram com destino à Portugal, mas o compromisso é levar 250 famílias para viver em Vila de Rei dentro de um ano.

"Todas as pessoas que nos procuraram terão uma resposta, mesmo que seja negativa", conclui.

Informações no Provopar pelo telefone 3221-1241.

Pmm