IPTU

Pagamento do IPTU com 8% de desconto vence no próximo dia 22

Pagamento do IPTU com 8% de desconto vence no próximo dia 22
Os proprietários de imóveis em Maringá que não fizeram o pagamento à vista do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com 12% de desconto até o dia 25 de janeiro, agora têm prazo até o próximo dia 22 de fevereiro para quitar o carnê com desconto de 8% do valor.

Cerca de 70% dos contribuintes já efetuaram o pagamento integral à vista.

A Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) também lembra os contribuintes que optaram pelo pagamento parcelado do IPTU que, a partir da segunda até a 12ª parcela, o prazo de vencimento varia entre os dias 11 e 20 de cada mês. Cabe ao cidadão ficar atento e conferir a data de vencimento, que corresponde ao antepenúltimo dígito do cadastro emitido na guia.

Aos cidadãos cadastrados no aplicativo “Acesso Cidadão” as guias estão disponibilizadas via e-mail e não serão enviadas na residência.

Quem não recebeu o boleto ou não tem acesso à internet deve ir até a Praça de Atendimento no Paço Municipal para retirar os carnês. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h30.

O dinheiro arrecadado com o imposto é destinado para melhorias e ampliações na infraestrutura urbana, além de qualificar serviços na saúde e educação pública.

Isenção

O direito à isenção do IPTU pode ser solicitado até 28 de março também na Praça de Atendimento do Paço Municipal. Aposentados, pensionistas e pessoas com 65 anos ou mais podem solicitar o benefício.

Também têm direito à isenção as pessoas com deficiência que possuam uma única propriedade no território do município, que residam no imóvel e tenham renda mensal que não ultrapasse três salários-mínimos - entre todos os moradores do imóvel, exceto os não familiares - incluindo alugueis. A área construída sobre o imóvel também não deve ultrapassar 150m² (se for de alvenaria), 200m² (se for de madeira), 200m² (se for construção mista, de alvenaria e madeira) e que a área construída em alvenaria não seja superior a 150m².

“Acesso Cidadão”

Os contribuintes que ainda não têm cadastro no sistema podem se cadastrar pelo aplicativo gratuito “Acesso Cidadão” ou pelo site www.maringa.pr.gov.br/acessocidadao. A ferramenta aproxima o cidadão da gestão pública e oferece informações sobre seus imóveis, terrenos, muros e calçadas, com relação a irregularidades, prazos, alertas e negociações em caso de multas.

Primeiramente é necessário que o contribuinte crie uma senha no sistema online. Na sequência, ele receberá um e-mail para validar a senha. Assim que for liberada, o contribuinte cadastrado poderá acessar o portal Cidadão e fazer as buscas que desejar, além de listar os próprios imóveis e a situação deles. O sistema envia notificações e comunicados aos usuários.