URBANISMO

Obras de duplicação da Avenida Carlos Borges deverão ser executadas no prazo de 420 dias

Obras de duplicação da Avenida Carlos Borges deverão ser executadas no prazo de 420 dias
A Prefeitura de Maringá publicou o edital de licitação para contratação da empresa de engenharia e urbanismo que executará as obras de duplicação da Avenida Carlos Borges, na região sudoeste da cidade.

As obras na avenida vão envolver 3,2 quilômetros do trecho entre a Avenida Luiz Teixeira Mendes e a Rua Pioneiro Exaltino Pereira Boa Sorte - localizada entre os jardins São Clemente e Atami, no lado sul do Anel Viário Sincler Sambatti - e deverão ser executadas no prazo de 420 dias.

A licitação, na modalidade concorrência, tem como critério de julgamento o menor preço global e estabelece como máximo o valor de R$ 12,4 milhões.

As propostas de preços e documentos de habilitação podem ser entregues na Diretoria de Licitações da Secretaria Municipal de Patrimônio, Compras e Logística (Sepat) - no segundo pavimento do Paço Municipal - até as 9 horas do dia 26 de fevereiro, quando será feita a abertura dos envelopes.

O edital de licitação para as obras de pavimentação asfáltica, drenagem de águas pluviais, ciclovia e sinalização da via pode ser acessado no novo Portal da Transparência, no site da Prefeitura de Maringá, por meio do link http://venus.maringa.pr.gov.br:8090/portaltransparencia

Projeto

Com participação direta das secretarias de Obras Públicas, Mobilidade Urbana, Planejamento e Urbanismo, Inovação e Desenvolvimento Econômico, Gestão e Fazenda, a decisão conjunta pela duplicação da Avenida Carlos Borges foi tomada em reunião realizada no mês de maio do ano passado, no auditório Hélio Moreira, envolvendo a equipe da administração municipal, vereadores e os proprietários de 140 lotes distribuídos às margens da via.

Para a equipe técnica da Prefeitura, as condições precárias atuais do asfalto não suportam mais apenas reparos das operações tapa-buraco emergenciais. É preciso haver reforço na base do asfalto, nas galerias pluviais, calçadas, sinalização, destacamento de faixas e realizados outros procedimentos e adequações que obedeçam as normas e diretrizes previstas em lei.

Conforme projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), a duplicação da avenida ocupará uma faixa de 36 metros de largura. Serão duas pistas de 9 metros, contendo duas faixas de rolamento e uma de estacionamento; canteiro central de 4 metros; uma faixa de ciclovia e calçadas laterais. Haverá semáforos para transposição da via nos cruzamentos, retornos e criados binários com pontos de ligação nas vias paralelas.

Mais informações: 3221-1276 (Semop) / 3221-8526 (Semob)