CONSUMIDOR

Procon recebe doação de equipamento que analisa qualidade do combustível

Procon recebe doação de equipamento que analisa qualidade do combustível

O Procon de Maringá recebeu nesta quarta, 20, equipamento que realiza a análise imediata da qualidade de combustível doado pelo Núcleo Setorial de Postos de Combustíveis de Maringá (Nuscom). O aparelho determina o teor de água no etanol combustível (álcool etílico) quanto o teor de álcool etílico anidro (AEAC) na gasolina.

O diretor do Procon de Maringá, Rogério Calazans, agradeceu o Nuscom pela doação, ressaltou que o equipamento será utilizado da melhor forma na fiscalização de combustíveis e otimizará o trabalho do Procon em parceria com o Laboratório de Análises de Combustíveis da UEM (LAC).

“Agradeço também a ACIM, a Câmara Municipal, sobretudo os vereadores Alex Chaves, Sidney Telles, Jean Marques e Onivaldo Barris por nos auxiliarem na criação de leis e outras ações para a garantia do direito do consumidor de postos de combustíveis”, afirmou Calazans.

Calazans lembrou que o Procon intensificou a fiscalização dos postos de combustíveis e que embora não sejam divulgados alguns resultados, por questões estratégicas, as ações continuam. “O Procon do início do ano não é o mesmo de hoje. Criamos um setor específico de controle de qualidade, adquirimos lacres e materiais para coleta específicos, tablets para o trabalho de fiscalização, e nas próximas semanas teremos mais dois veículos para os fiscais”, destacou.

O vereador Alex Chaves enalteceu o trabalho do Procon e destacou que as ações para garantir o cumprimento do direito do consumidor. “Realizamos audiência pública e formamos uma comissão para analisar a questão dos postos. Os empresários apresentaram suas planilhas, conhecemos mais a realidade do setor e estamos finalizando um relatório que em breve será apresentado”, lembrou.

O presidente do Nuscom, Geraldo Conti, frisou que o núcleo é composto por apenas um terço de todos os postos de combustíveis do município e que a entidade quer mudar o estigma de que todos os postos exploram os consumidores e oferecem um produto sem qualidade. “Pagamos uma carga tributária altíssima, temos centenas de funcionários e estamos certos que o relatório vai esclarecer a questão do preço dos combustíveis”, destacou.

Quem também discursou na solenidade de entrega do equipamento foi o vereador Sidnei Telles que lembrou da lei 14231/2017 de autoria do próprio vereador e dos vereadores Alex Chaves, Jean Marques e Onivaldo Barris, que determina a perda de alvará por estabelecimentos que comercializam combustíveis adulterados.

Já o vereador Jean Marques salientou que nem todos os postos estão envolvidos com adulteração de combustíveis e que há muitos empresários responsáveis no setor. O presidente do Programa Empreender da ACIM, Michel Felipe, parabenizou o Nuscom pela responsabilidade social e destacou a importância do compromisso para a concorrência leal e a venda de um produto de qualidade.
Comunicação PMM