UEM

Adultos com sobrepeso podem fazer parte de pesquisa sobre obesidade

Adultos com sobrepeso podem fazer parte de pesquisa sobre obesidade
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) está aceitando a adesão de voluntários interessados em fazer parte de uma pesquisa, a ser iniciada em 2018, para verificar fatores de risco associados ao excesso de peso e avaliar a eficácia de um programa multiprofissional de tratamento da obesidade (PMTO) sobre esses fatores de risco.

Poderão integrar o estudo adultos de 18 a 50 anos de idade, com sobrepeso ou obesidade. A pesquisa será feita pelo Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade (Nemo), com o título "Eficácia de um Programa Multiprofissional de Tratamento da Obesidade na avaliação de fatores de risco cardiometabólico e tratamento da obesidade abdominal em dois municípios do noroeste do Paraná".

Para isso, o Nemo está convidando os interessados a participar da primeira reunião agendada para quarta-feira (20), às 19h30, no auditório do Hospital Universitário.

Neste encontro serão fornecidas as orientações gerais para participar do projeto e serão feitas algumas avaliações preliminares.

A direção do Nemo pede para que os interessados compareçam com roupas leves e sem metais, com duas horas de jejum de água e comida, e que, durante toda a quarta-feira, não façam prática de atividade física e não consumam bebidas cafeinadas (café, chá, coca, energéticos, entre outros).

Nesse primeiro momento a ideia é verificar a idade, sexo, grau de escolaridade, peso, altura, circunferência de cintura, pressão arterial e a composição corporal por bioimpedência.

Em janeiro e fevereiro, serão feitos exames bioquímicos (glicemia, triglicerídeos, colesterol), e avaliação da aptidão física (resistência cardiorrespiratória, força e resistência muscular, flexibilidade). A partir destes dados, serão organizados os grupos de intervenção que participarão do programa multiprofissional de tratamento da obesidade (PMTO), que inclui a pratica regular de exercício físico, com orientação sobre atividade física, nutrição e suporte psicológico.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (44) 3011-9235 e 3011-5026.