PREVENÇÃO

Jardim Alvorada recebe mutirão contra escorpião

Jardim Alvorada recebe mutirão contra escorpião
Equipes da Secretaria de Saúde percorrem nesta terça, 19, algumas ruas nas proximidades da Unidade Básica de Saúde Morangueira (Jardim Alvorada) sensibilizando moradores para a prevenção do escorpião. Nesta quarta, 20, a Secretaria de Serviços Públicos (Semusp) e a Construtora MRV realizam mutirão para retirada de entulhos na região considerada local com maior incidência dos animais.

Neste ano foram atendidas 519 reclamações da presença de escorpião e registrado 92 acidentes. De acordo com a gerente da Zoonoses, Janete Veltrini Fonzar, a proliferação do animal se deve à falta de limpeza de quintais e outros locais que servem de abrigo. “A comunidade deve se conscientizar para não acumular entulhos, manter o gramado aparado e com frequência limpar a residência”, alerta.

A dona de casa Maria Barrichello, 73 anos, nunca encontrou um escorpião em sua casa, mas conhece pessoas que tiveram problemas com o animal. “Vim da roça, da colheita de café e tinha muito cuidado com insetos. Passava creolina no casco-de-cavalo e estou acostumada em cuidar da casa para não encontrar escorpião e aranhas”.

Ao encontrar escorpiões, as pessoas devem ligar no 160 (Ouvidoria da Saúde) ou no Centro de Controle de Intoxicações (CCI) (44) 3011-9127, informando o endereço e a situação do problema para a visita e avaliação dos agentes da zoonoses. Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizam o pré-atendimento e o encaminhamento necessário para os devidos cuidados.

Saiba mais

Centro de Controle de Zoonoses

Fone: 3901-1176

Controle de Intoxicações (CCI) - Hospital Universitário

Horário: 24 horas

Endereço: Avenida Mandacaru, 1590 - Parque das Laranjeiras