EDUCAÇÃO

Mais de 180 candidatos disputam a eleição para diretores de escolas e CMEIs

Mais de 180 candidatos disputam a eleição para diretores de escolas e CMEIs
Um total de 188 candidatos disputam nesta terça-feira, dia 12, a eleição para diretores de unidades públicas de ensino de Maringá.

A relação dos inscritos de cada unidade foi avaliada por uma comissão paritária composta pela comunidade escolar, professores, pais e responsáveis e encaminhada à Secretaria de Educação.

Depois de serem analisados para homologação por uma comissão geral formada por representantes de vários segmentos da sociedade, os nomes de 99 candidatas foram deferidos para a disputa em 63 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 89 candidatas participam da eleição nas 51 escolas municipais.

Os CMEIs Ângelo Viegas e Irmã Firmina não tiveram candidatas apresentadas e as diretoras serão nomeadas pelo prefeito Ulisses Maia, conforme legislação.

Puderam se candidatar os professores com graduação em Pedagogia ou pós-graduação em Gestão Escolar, efetivos do Magistério, que já tenham concluído o estágio probatório.

A eleição desta terça-feira será realizada das 7h30 às 18h30, por meio de urnas de votação instaladas em todas as escolas e CMEIs que apresentaram candidatas.

Cada família terá direito a um voto, independente do número de filhos matriculados.

Também têm direito a voto os professores do quadro do magistério e servidores dos quadros operacional e administrativo, com exceção dos licenciados sem remuneração.

Os diretores eleitos terão um período de dois anos de gestão.

Candidatos próximos

Em discussão única no final do mês passado, a Câmara Municipal de Maringá acatou, por 9 votos a 6, o veto parcial do prefeito Ulisses Maia ao projeto de lei complementar 1.096, de autoria do Executivo, que previa a disputa de servidores fora de sua área de atuação.

A partir do veto parcial - que excluiu o parágrafo 2º, do artigo 13 - agora é necessário que o candidato esteja lotado na mesma unidade da qual disputará a eleição.

Para a secretária Valkíria Trindade, a decisão pelo veto valoriza o profissional de cada localidade e contempla a participação de toda a comunidade no processo. “Por meio de uma gestão democrática, essa eleição dá voz à comunidade escolar e resgata os princípios da Meta 19 do Plano Nacional de Educação, que busca eleger diretamente os diretores de unidades de ensino, ao contrário de anos anteriores, quando eram indicados pelo Executivo”, assinala.

A secretária afirma também que os nomes dos vencedores em cada unidade serão conhecidos, na maior parte, até as 20 horas desta terça-feira. “Nas escolas maiores e com maior número de alunos, o resultado final da votação deverá ser conhecido, no máximo, até as 21 horas”, assegura.