HOMENAGEM

Fundador da Unicesumar será homenageado com o título de Cidadão Benemérito do Paraná

Fundador da Unicesumar será homenageado com o título de Cidadão Benemérito do Paraná
A Assembleia Legislativa do Paraná homenageia nesta sexta-feira (24) o professor Claudio Ferdinandi com o título de Cidadão Benemérito do Paraná. Ferdinandi é um dos fundadores da Unicesumar e atual presidente da mantenedora Cesumar. Por isso, a cerimônia de entrega será realizada em Maringá, a partir das 20h30, no Chateau Village Buffet. A homenagem foi proposta pelo deputado Anibelli Neto, que fará a entrega do diploma.

Neto de imigrantes italianos e filho de agricultores, Ferdinandi nasceu em Cambé, estudou em Arapongas e j[a aos 16 anos de idade iniciou sua carreira como professor do ensino primário, na zona rural. Em 1962, mudou-se para Curitiba, onde cursou Direito, na PUC-PR. Recém-formado, assumiu o cargo de secretário municipal em Palotina, onde depois foi vereador e professor. Casou-se em 1968 com Marta Tanaka, com quem tem dois filhos: Claudio Alexandre e Marta Beatriz.

Chegou em Maringá em 1970. Deu aulas e dirigiu o Colégio Vital Brasil e ocupou o cargo na 32ª Inspetoria Regional de Ensino, acumulando com a função de Inspetor Seccional da Região Noroeste do Paraná. Em 1974, assumiu o cargo de Secretário Municipal de Educação de Maringá, quando implantou o primeiro projeto de ginásio na zona rural do Estado.

Em 1975, concluiu o curso de Pedagogia na FAFIJAN, onde depois lecionou por dez anos nas disciplinas de Sociologia e Administração Escolar. Em 1982, ingressou na Universidade Estadual de Maringá, onde lecionou Direito Administrativo, ocupou o cargo de chefe de Departamento, foi membro do Conselho Universitário e permaneceu lá por 18 anos.

Em 1986, juntamente com o professor Wilson de Matos Silva e Joaquim Henrique Lauer, fundou o CESUMAR (Centro Universitário de Maringá), cujas atividades pedagógicas foram iniciadas em 1990. Hoje, a Unicesumar é um dos dez maiores grupos educacionais privados do Brasil.