TRÂNSITO

Secretaria de Mobilidade Urbana promove blitz em memória das vítimas de trânsito

Secretaria de Mobilidade Urbana promove blitz em memória das vítimas de trânsito
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) promove uma blitz educativa a partir das 9 horas do domingo, 19, para celebrar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. A ação será realizada na avenida São Paulo (em frente ao Parque do Ingá) em parceria com o Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).

O gerente de Educação de Trânsito da Semob, Rafael Martins, destaca que além de lembrar da memória das vítimas o evento visa sensibilizar a comunidade para uma reflexão. “A pior vítima é aquela que fica, os familiares, os amigos que carregam a dor da ausência. No trânsito, o cuidado não deve ser apenas conosco mas com todas as pessoas que estão ao nosso redor”, afirma.

Neste ano foram registradas 38 mortes no trânsito em Maringá. A maioria das vítimas tinha idade entre de 20 a 29 anos e 34 eram do sexo masculino. Vinte e dois óbitos foram decorrentes de acidentes com motocicletas, sete de automóveis, um de bicicleta e oito pedestres perderam suas vidas. Não entram na estatística, os acidentes na avenida Colombo, fiscalizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O Dia em Memória das Vítimas de Acidente de Trânsito surgiu, em 1993, no Reino Unido, por promoção da organização RoadPeace. Em 2005, a Assembleia Geral ONU adotou Resolução 60/5 que sugere aos governantes que marquem o terceiro domingo de novembro como o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito.