ECONOMIA

Seis eventos em Maringá vão reservar quase 50 mil diárias

Seis eventos em Maringá vão reservar quase 50 mil diárias
Seis eventos que serão realizados entre novembro deste ano e o mesmo mês de 2018 e um já agendado para setembro de 2019 irão solicitar em torno de 6.150 leitos e mais de 48,6 mil diárias da rede hoteleira maringaense.

Caso outros três eventos que têm Maringá como candidata para sede confirmem sua realização na cidade, o número total de leitos e diárias passará para 10.650 e mais de 80 mil, respectivamente

O vice-presidente para assuntos de captação de eventos, Agnaldo Baldo, ressalta que os eventos envolverão todos os meios de hospedagem de Maringá e região, mas que outros segmentos também serão beneficiados. “Todo o trade turístico ganha com a presença desses visitantes, já que o pessoal gasta com alimentação e comércio, por exemplo. Além disso, em muitos casos, empresas locais são escolhidas como fornecedoras para a infraestrutura do evento”, afirma ela.

Dos seis eventos confirmados, três deles são esportivos: Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps), Jogos Universitários do Paraná (JUPs) e Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). A realização dos Jogos Escolares da Juventude ainda dependem de confirmação. “Isso mostra que a Vila Olímpica é referência nacional quando o assunto é oferecer condições físicas para competições esportivas e que a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, vem fazendo a sua parte de forma muito competente”, elogia.

Os demais eventos que serão realizados em Maringá em 2018 são 9º Congresso Internacional Dental Press, Congresso Internacional Engenharia Têxtil e Moda, e o Bicicultura 2019. Estão integrados ainda no processo de candidatura de Maringá o Congresso Nacional de Aviação Agrícola e o Campus Party.

A superintendente executiva do Convention, Yara Linschoten, destaca que o Convention tem trabalhado diariamente para cumprir a sua função primordial. “Nossa função é desenvolver estratégias para apoiar a captação de eventos para Maringá, ou seja, atuar para que os eventos que já fazem parte do calendário brasileiro escolham nossa cidade como sede”, frisa Yara.

O plano de captação do Convention inclui a realização dos FAM Business. Trata-se de uma ação que tem como objetivo divulgar o potencial maringaense como destino. Para isso, especialistas do setor e organizadores de eventos de grande porte são trazidos para Maringá, onde podem conhecer a infraestrutura disponibilizada.

“Outra estratégia do plano de captação é disponibilizar aos organizadores e promotores de eventos informações sobre a estrutura local. Por isso, está em processo de produção o biding book, um material impresso e que apresenta detalhes técnicos da infraestrutura local”, pontua Yara.