CAMPEONATO

Competição inusitada vai mobilizar estudantes de engenharia

Competição inusitada  vai mobilizar estudantes de engenharia
Uma competição inusitada vai reunir estudantes de engenharia em Maringá. Trata-se do 1º Campeonato Pontes de Macarrão – Desafio Ponte do Rio Ivaí, a ser realizado pela concessionária de rodovias VIAPAR, no dia 11 de novembro, na sede da empresa. São esperadas 20 equipes das principais faculdades da região. As inscrições prosseguem abertas até a próxima segunda-feira (30).

A ponte deverá ser construída utilizando apenas espaguete número 7, além de colas epóxi tipo massa e resina. "Também será admitida a utilização de cola quente em pistola para a união das barras nos nós. Outros tipos poderão ser usados após consideração da comissão de fiscalização", explicou o organizador da competição, o engenheiro civil, Felipe Oliveira Mazzaro. "O peso da ponte, considerando as massas, colas e estrutura de apoio, não poderá exceder 1150 gramas".

E ganha quem fizer a estrutura mais resistente. "É aplicado um peso no centro da ponte e cada incremento de peso só será contabilizado se a estrutura sustentar o mesmo por 10 segundos", explicou Mazzaro, lembrando que o corpo de jurados será composto por cinco pessoas, sendo quatro professores convidados e um engenheiro da VIAPAR. "As inscrições podem ser feitas individualmente ou em grupos. Podem participar acadêmicos de qualquer engenharia".

O concurso existe há bastante tempo (no Brasil e no Mundo), mas é bem recente na cidade de Maringá. O primeiro colocado será premiado com um troféu e o valor de R$1.500,00. Além disto, se o atual recorde de Maringá (87kg) for quebrado o campeão terá um bônus de R$ 500,00. Todos os participantes vão receber medalhas.

SERVIÇO – As inscrições podem ser feitas no site www.pontesdemacarrao.com.br, onde também estão disponibilizadas mais informações e o regulamento da competição.