ESPORTE

Maringá vai sediar os Jogos Universitários Brasileiros em 2018

Maringá vai sediar os Jogos Universitários Brasileiros em 2018
A maior competição universitária da América Latina e um dos maiores e mais tradicionais eventos esportivos do Brasil terá como palco a cidade de Maringá no ano que vem.

O anúncio foi feito na noite da última quinta-feira, 19, em Goiânia (GO), pelo presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, na cerimônia de abertura da 65ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros.

No evento, que teve a presença do secretário de Esportes e Lazer de Maringá, Valmir Augusto Fassina, o presidente da CBDU revelou que Maringá foi escolhida como sede dos jogos em 2018 por ter grande representatividade no cenário esportivo do estado e do país e, principalmente, por dispor de estrutura logística e instalações esportivas condizentes com as necessidades da competição.

As condições adequadas para sediar os JUBs2018 foram constatadas por Cabral em setembro deste ano, quando ele esteve em Maringá, a convite da Prefeitura, em companhia do presidente da Federação Paranaense de Desportos Universitários, Ney de Lucca Mecking. Após reunião com o prefeito Ulisses Maia e secretários municipais, os dirigentes foram conhecer o complexo esportivo da Vila Olímpica e outras praças de esporte nos bairros. “A cidade é maravilhosa, acolhedora e bem organizada. Para a realização dos JUBs é preciso ter oito quadras de 40mx20m e, em um só dia, os maringaenses nos mostraram 10 ginásios de 40mx20m em perfeitas condições de uso, além de piscinas e pistas bem cuidadas”, avaliou, acrescentando que “os participantes, instituições e atletas podem se preparar, já sabendo o destino que eles vão ter no próximo ano”.

Durante a cerimônia de abertura da competição, o secretário Valmir Fassina recebeu a bandeira dos JUBs do presidente da CBDU, Luciano Cabral, e do governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo.

Fortalecimento do esporte

Esta será a primeira vez que Maringá vai sediar uma edição do JUBs.

Para o secretário de Esportes e Lazer de Maringá, Valmir Fassina, receber um evento como os JUBs representa a retomada de grandes eventos na cidade. “Além de envolver toda uma estrutura a ser utilizada, o evento fortalece ainda mais o esporte no município e movimenta todo o setor empresarial, a rede hoteleira e de alimentação, como bares e restaurantes”, afirma. “Para se ter ideia, os JUBs 2017, em Goiânia, reúnem até o dia 29 de outubro, cerca de cinco mil participantes de todos os estados do país e do Distrito Federal, entre delegações, árbitros, voluntários e membros do comitê organizador”, complementa.

Neste ano a competição é disputada em 20 modalidades esportivas, como Badminton, Basquete 3×3, Judô, Atletismo, Natação, Vôlei de Praia, Tênis, Tênis de Mesa, Xadrez, Basquetebol, Futsal, Handebol, Voleibol e JUBs Acadêmico, além de esportes eletrônicos - com o jogo Fifa 2017, Natação e Tênis de Mesa Paradesportivos. As novidades desta edição são o Taekwondo, League of Legends nos esportes eletrônicos e Atletismo Paradesportivo.

Mais informações: (44) 3220-5756 (Sesp)