ESPORTE

Preparativos para Desafio Internacional de Judô já estão adiantados

Os preparativos para o Desafio Internacional de Judô, que será realizado no próximo dia 13 de maio, já estão bastante adiantados, de acordo com o secretário dos Esportes e Lazer, Roberto Nagahama.

O evento é um teste que Confederação Brasileira de Judô está realizando no país, para o Mundial que será realizado no Brasil em setembro de 2007.

Maringá recebeu, recentemente, a visita do diretor de marketing da Confederação Brasileira de Judô, Maurício Carlos dos Santos.

O diretor veio tratar com o prefeito Silvio Barros assuntos referentes ao evento, e visitou, acompanhado de Nagahama, o Ginásio de Esportes Chico Neto, local onde o Desafio será realizado.

Segundo Nagahama este será um evento de grande nível, que vem sendo organizado desde o ano passado e trará resultados positivos para o esporte da cidade.

O evento é uma parceria entre a Prefeitura de Maringá, o Governo do Estado (Paraná Esporte e a Confederação Brasileira de Judô).

As seleções , compostas por sete atletas cada uma, chegam a Maringá na sexta-feira (12) à tarde.

A competição será entre as 9 e 11 horas do sábado.

Ao todo serão realizadas 14 disputas e, para dar suporte à competição, serão mobilizadas cerca de 60 pessoas.

De acordo com o secretário dos Esportes e Lazer, Roberto Nagahama, Maringá foi escolhida para sede do evento pelo Ministério dos Esportes, Comitê Olímpico Brasileiro e Confederação Brasileira de Judô e será um centro de excelência desse esporte no sul do Brasil.

“Isso fortalece a grande população de judocas da região”, ressalta o secretário, que também ressalta o potencial de Maringá e região como maior produtora de atletas medalhistas do Paraná nos últimos 20 anos.

Em visita recente a Maringá, o ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, confirmou o repasse de cinco milhões de reais para a construção da Vila Olímpica.

Com isso, Maringá passará a ser sede do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Região Sul.

O projeto do Minstério do Esporte e do Comitê Olímpico Brasileiro tem o objetivo de formar e desenvolver atletas, que representem o Brasil, em competições internacionais.

O ministro Orlando Silva Júnior anunciou também que o Centro de Maringá será o único a contemplar cinco modalidades: atletismo, natação, ciclismo, judô e taekwondo.

“Nós exportamos atletas para jogos oficiais com incentivo da iniciativa privada por conta da lei de incentivo ao esporte amador, que alavancou o Judô para os resultados que estamos colhendo”, revela.

Maringá já enviou atletas para campeonatos mundiais, e para a reserva da Seleção Olímpica em Atlanta.

Dentre os destaques constam Janaína Cristina Ferreira dos Santos, campeã pan-americana, sete vezes campeã brasileira e mais de 40 vezes campeã paranaense, Camila Murakami, bicampeã brasileira, Alexandre Duarte, campeão brasileiro e que em junho disputará o Campeonato Mundial Master.

Maringá recebeu, recentemente, a visita do diretor de marketing da Confederação Brasileira de Judô, Maurício Carlos dos Santos.

O diretor veio tratar com o prefeito Silvio Barros assuntos referentes ao evento, e visitou, acompanhado do secretário o Ginásio de Esportes Chico Neto, local onde o Desafio será realizado.

Segundo Nagahama este será um evento de grande nível, que vem sendo organizado desde o ano passado e trará resultados positivos para o esporte da cidade.

Esta é a primeira vez que a Seleção Olímpica Japonesa vem à América Latina.

Os japoneses chegam ao Brasil dia 8 de maio e participam de treinamentos em São Paulo.

Depois, a seleção vem a Maringá para participar do Desafio e, na seqüência, vai ao Rio de Janeiro, onde permanece até dia 19, antes de voltar ao Japão.

Os ingressos para o Desafio custam R$ 10 e serão vendidos antecipadamente nas academias de Judô de Maringá e, no dia do evento, no Ginásio.

SELEÇÃO BRASILEIRA

-60kg: Alexandre Lee e Denílson Lourenço

-66kg: João Derly e Leandro Cunha

-73kg: Leandro Guilheiro e Moacir Mendes Jr

-81kg: Tiago Camilo e Flavio Canto

-90kg: Hugo Pessanha e Alexsander Guedes

-100kg: Mario Sabino e Alex Aguiar

+100kg: Daniel Hernandes e João Gabriel Schilliter

Técnico: Luiz Shinohara

SELEÇÃO JAPONESA

+100kg: Yasuyuki Muneta

-100kg: Keiji Suzuki

-90kg: Hiroshi Izumi

-81kg: Takashi Ono

-73kg: Masahiro Takamatsu

-66kg: Hiroyuki Akimoto

-60kg: Tadahiro Nomura

Técnico Chefe: Hitoshi Saito

Técnicos: Tatsuto Mochida e Yukimasa Nakamura

Massagista: Haruka Sugiyama

Pmm