CIDADE

Maringá apresenta projeto do Parque do Japão

Uma comitiva do governo da província japonesa de Hyogo esteve na manhã desta terça-feira, dia 25, no gabinete do prefeito Silvio Barros conhecendo detalhes do projeto para implantação do Parque do Japão em Maringá.

Em viagem para Brasília, o prefeito Silvio Barros foi representado por uma equipe de secretários municipais na recepção à comitiva.

Entre os principais assuntos tratados estiveram o Protocolo de Kyoto - de preservação e controle ambiental - e o estreitamento de relações entre as cidades co-irmãs por meio do convênio Paraná-Hyogo.

O presidente da instituição, Makoto Yamashita, elogiou o intercâmbio cultural, artístico, científico e econômico mantido há mais de trinta anos entre Maringá e Kakogawa e fez questão de conhecer mais detalhes do projeto do Parque do Japão, cuja construção terá apoio técnico e financeiro do governo japonês.

Ao agradecer o anunciado interesse japonês em oferecer crédito aos projetos brasileiros nas áreas de preservação do meio ambiente, combate à poluição, consumo de energia liberal e reutilização de resíduos industriais e hospitalares, o secretário do Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Habitação, Guatassara Boeira, fez uma rápida exposição do projeto metropolitano para gerenciamento integrado e sustentável dos resíduos sólidos urbanos entre os municípios vizinhos à Maringá.

PARQUE DO JAPÃO: com a ajuda de um painel instalado na sala de reuniões do gabinete, o secretário Guatassara Boeira e a engenheira Mary Cristina Fugou explicaram que a área para a implantação do Parque do Japão está localizada entre o Jardim Industrial e o Parque Itaipu, próximo ao Contorno Sul, na saída para Campo Mourão.

Além de uma área verde preservada de 50 mil m² o terreno vai ganhar ginásio de esportes, teatro para 500 lugares e sala de eventos, entre outras edificações.

O projeto arquitetônico e paisagístico terá motivos e características essencialmente japonesas.

"O visitante do parque se sentirá como se realmente estivesse no Japão", destacou a engenheira.

A obra está prevista para ser inaugurada em 2008, quando serão comemorados os 100 de imigração japonesa no Brasil e a possível vinda do imperador Akihito à Maringá.

Informações: 3221-1425 (Seduh)

Pmm