UEM

Cresce o número de cursos da UEM com nota máxima no Guia do Estudante

Cresce o número de cursos da UEM com nota máxima no Guia do Estudante
Cinco cursos de graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) obtiveram o conceito máximo 5 do Guia do Estudante 2017, da Editora Abril, ante os três cursos melhores avaliados na edição do ano passado.

Os cursos com nota máxima neste ano são os de Educação Física, Geografia, Letras, Psicologia e Zootecnia, todos do Câmpus Maringá.

De abrangência nacional, o Guia analisou 61 cursos da UEM, de várias áreas do conhecimento, de diferentes câmpus regionais. A publicação "GE Profissões Vestibular 2018" trará a relação de todos os cursos avaliados no Brasil e passará a circular nas bancas a partir do dia 16 de outubro.

Trata-se de uma pesquisa de opinião feita, basicamente, com professores e coordenadores de curso. Eles emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas). Realizada anualmente, a avaliação dura nove meses.

O Guia não trabalha com os padrões de avaliação oficial utilizados pelo Ministério da Educação (MEC), mas a publicação da Editora Abril é considerada uma referência importante para o vestibulando acostumado a utilizá-lo como fonte de consulta na escolha do curso.

Critérios

A publicação avalia somente cursos de bacharelado ou bacharelado e licenciatura (ambas simultaneamente), com exceção de Pedagogia e Educação Física, considerados licenciaturas. Para entrar no sistema de avaliação, o curso ainda precisa ter turma formada há pelo menos um ano.

Obedecido estes critérios, os profissionais do GE contam com a ajuda de professores e coordenadores de cerca de três mil faculdades para atribuir os conceitos às graduações. Antes disso, um questionário é enviado para os coordenadores de cada curso. Esse questionário é composto por 15 questões com temas relativos ao corpo docente, produção científica, instalações físicas, entre outros.

Ranking dos cursos

De acordo com o ranking do Guia, foram avaliados com a nota quatro os cursos de Ciências Contábeis (Cianorte), Pedagogia (Cianorte), Engenharia Agrícola (Cidade Gaúcha), Administração (Maringá), Agronomia (Maringá), Artes Visuais (Maringá), Biotecnologia e Bioquímica (Maringá), Ciência da Computação (Maringá), Ciências Biológicas (Maringá), Ciências Contábeis (Maringá), Ciências Econômicas (Maringá), Ciências Sociais (Maringá), Educação Física (Maringá), Enfermagem (Maringá), Engenharia Civil (Maringá), Engenharia de Alimentos (Maringá), Engenharia de Produção (Maringá), Engenharia Química (Maringá), Farmácia (Maringá), Filosofia (Maringá), Física (Maringá), Geografia (Maringá), História (Maringá), Matemática/bacharelado (Maringá), Matemática/licenciatura (Maringá), Medicina, Música, Pedagogia, Química/bacharelado (Maringá), Química/licenciatura (Maringá), Scretariado Executivo (Maringá), Sistemas de Informação (Maringá) e Teatro (Maringá).

Com nota três ficaram os cursos de Design (Cianorte), Design de Moda (Cianorte), Ciências Naturais e Exatas ((Goioerê), Engenharia de Produção (Goioerê), Engenharia Têxtil (Goioerê), Educação Física (Ivaiporã), Arquitetura e Urbanismo (Maringá), Biomedicina (Maringá), Ciências Biológicas (Maringá), Comunicação e Multimeios (Maringá), Direito (Maringá), Engenharia Elétrica (Maringá), Engenharia Mecânica (Maringá), Estatística (Maringá), Física/licenciatura (Maringá), Música/bacharelado (Maringá), Odontologia (Maringá), Agronomia (Umuarama), Engenharia Civil (Umuarama), Engenharia de Alimentos (Umuarama), e Medicina Veterinária (Umuarama).