LAZER

Parklet prioriza a convivência entre a comunidade

Parklet prioriza a convivência entre a comunidade
Está em funcionamento o primeiro “parklet” do município. Instalado sobre vaga de estacionamento na avenida João Vieira Filho, esquina com a rua Piratininga, a plataforma de madeira é equipada com bancos, floreira, lixeiras, bicicletários, carregadores de celular e Wi-Fi.

O autor do projeto arquitetônico do primeiro parklet, Paulo Catto, explica que a plataforma aumenta os espaços de convivência entre as pessoas. “Uma pesquisa em São Paulo apontou que um lugar que deixou de ser ocupado por 40 veículos, foi espaço de lazer para mais de 300 pessoas”, destaca.

Originários de San Francisco, nos Estados Unidos, a regulamentação do parklet em Maringá partiu de indicações do vereador Flávio Mantovani à administração municipal. “O parklet fomentará o comércio e será um local agradável para integrar a comunidade”, acrescentou o vereador.

O embelezamento da cidade com os parklets também é lembrado por quem passa pelo local. “Viajei para alguns países europeus e vi como são importantes esses espaços. Maringá é linda e ficará ainda mais bela com essa novidade”, disse a aposentada Cleusa Mingrone, que reside há 18 anos no município.

Em Maringá, a instalação e conservação das plataformas são de responsabilidade da iniciativa privada, sem investimento algum do município. Antes devem passar por aceitação da comunidade que pode contestar a instalação durante o processo de autorização. Atualmente existem dois processos: um para a avenida Tiradentes, quadra 8, lote 1, Zona 2, e outro para a avenida Pedro Taques, frente ao nº 2694, loja 3, Zona 1. Mais informações sobre a regulamentação dos parklets pelo site da prefeitura www.maringa.pr.gov.br.

As manifestações de contrariedade devem ser protocoladas na Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) (Avenida Colombo, 3114, Zona 7), das 8 às 11h30, e das 13h30 às 17 horas, na Praça de Atendimento no Paço Municipal (avenida XV de Novembro, 701 - Centro), das 9 às 17 horas, e na Ouvidoria Municipal pelo telefone 156, ou internet pelo site geoproc.maringa.pr.gov.br:8081/sistema156/.