CULTURA

Festival de Música de Maringá amplia instrumentos e supera expectativa de público

Festival de Música de Maringá amplia instrumentos e supera expectativa de público
Um importante êxito do 3° Festival de Música de Maringá foi ampliar a instrumentalização de cordas para metais. O evento abriu as portas a oficinas de músicas em nove instrumentos: trompete, trombone, trompa, eufônio, tuba, violino, viola, violoncelo, contrabaixo. O festival aconteceu do dia 14 a 20 de agosto. Mais de 1.265 pessoas participaram dos concertos realizados no Teatro Calil Haddad e no encerramento na Casa da Cultura Alcidio Regini, no Jardim Alvorada. As oficinas foram ministradas por músicos com passagem por outros países e contou com a participação de 118 alunos.

O festival contou com uma atração internacional, o violista e compositor norte-americano, Rudolf Haken. “A superação de público se deve à estrutura do festival em caráter pedagógico, que ofereceu formação de músicos da cidade. Dos participantes nas oficinas, tivemos alunos de Minas Gerais e região. A participação e a área de abrangência estão bem ampliadas, fato que deu um fôlego mais regional para o festival”, afirmou o secretário de Cultura, Rael Toffolo.

Para a próxima edição do festival em 2018, a Secretaria de Cultura de Maringá, pretende ampliar o leque instrumental e incluir instrumentos musicais de madeiras. “Pretendemos atender a música popular e a área de educação que compreende o ensino de música nas escolas”, disse.