IMIGRANTES

Maringá terá praça homenageando a cultura ucraniana

Maringá terá praça homenageando a cultura ucraniana
A Prefeitura de Maringá pretende implantar uma nova praça na cidade, em homenagem aos imigrantes ucranianos. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira, 17, pelo prefeito Ulisses Maia, durante encontro com a embaixatriz da Ucrânia, Fabiane Melissa da Costa Tronenko, e membros da comunidade ucraniana de Maringá. O vice-prefeito, Edson Scabora, secretários municipais e diretores prestigiaram a recepção à embaixatriz.

A administração municipal estuda implantar a praça em um terreno na confluência das ruas Saulo Porto Virmond e Mem de Sá, no bairro Chácara Paulista. O projeto da praça será baseado naquele utilizado para a remodelação da Praça da Ucrânia em Curitiba. “Vamos aproveitar e adaptar o projeto da capital paranaense ao formato das praças do nosso município”, afirmou o prefeito. Também deve ser viabilizada pela prefeitura a doação de um terreno para que seja construído um centro cultural ucraniano na cidade.

A embaixatriz reiterou o lado cordial e a prontidão com que foi recebida. “Precisamos da dinâmica política que o senhor prefeito nos deu”, agradeceu. Maia presenteou os visitantes com dois livros “Maringá Cidade Canção” e “Maringá - 70 Anos: A Cidade Contada Pelos que Viveram sua História - Da Prancheta à Realidade (1923-1959)”.

O prefeito se comprometeu também em instituir o dia 24 de agosto como Dia da Comunidade Ucraniana no calendário municipal. Está em pauta também a viabilidade de instituir um festival gastronômico e cultural típico.