PREVENÇÃO

Saúde alerta sobre a importância da vacina contra HPV

Saúde alerta sobre a importância da vacina contra HPV
A procura pela vacina de HPV continua baixa em Maringá. De janeiro a julho foram vacinadas 3.446 pessoas, sendo 1.662 meninas e 2.284 meninos. Os números são considerados baixo pela Secretaria de Saúde. A vacinação abrange meninas de 9 a 14 anos e recentemente a faixa etária para os meninos foi ampliada para 11 a 14. A imunização é obtida em duas doses com intervalo de seis meses entre elas. Para receber a vacina é preciso apresentar o cartão de vacinação e documento de identificação. Portadores de HIV/Aids de 9 a 26 anos completos também têm direito a vacina, mas é necessário apresentar prescrição médica no momento da vacinação. A vacina é administrada em três doses intervaladas.

A coordenadora de vacina da Secretaria de Saúde, Edlene Goes, esclarece que os pais ainda têm muito preconceito com a vacinação contra HPV, por achar que estimula a atividade sexual. “A vacina é uma das formas mais eficazes de proteção contra o vírus e o câncer de colo de útero”, destaca. Inserida no Calendário Vacinal no ano de 2014, a HPV era destinada apenas para as meninas. Em janeiro deste ano, as doses começaram a ser disponibilizadas também para os meninos com idade entre 12 e 13 anos completos e em junho foi ampliada para 11 a 14 anos.

A vacinação de Meningite C também está com baixa procura. Desde janeiro a vacina foram disponibilizadas para jovens de 12 e 13 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, a faixa etária será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos crianças e adolescentes com 9 anos até 13 anos. O esquema vacinal para esse público será de um reforço ou uma dose única. De janeiro a julho foram 6.308 jovens foram vacinados, sendo 3.177 meninas e 3.131 meninos. Desde 2010, a vacina contra Meningite C entrou no calendário vacinal para crianças, com a primeira dose aos 3 meses, a segunda com 5 meses e a última dose reforço com um ano de idade.

HPV: Altamente contagioso, o HPV é um vírus que se instala na pele ou em mucosas que pode causar câncer de colo de útero, verrugas genitais, câncer de pênis e garganta. De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de colo de útero é o terceiro mais incidente no Brasil. Até outubro de 2016 o Estado contabilizou 258 mortes pela doença e em 2015 foram registradas 333.

Para quem a vacina se destina:

Meninas de 9 a 14 anos (duas doses, com seis meses de intervalo)
Meninos de 11 a 14 anos (duas doses, com seis meses de intervalo)

Portadores de HIV/Aids de 9 a 26 anos (três doses, com intervalo de 2 e 6 meses)

Meningite: A meningite é uma doença que se caracteriza por um processo inflamatório nas membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Ela pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, mas os tipos causados por vírus e bactérias são os mais importantes para a saúde pública por conta do número de casos, e por ter potencial para causar surtos.

Para quem se destina:

Meninos e meninas de 12 e 13 anos (única dose)

Saiba mais

A Secretaria de Saúde fica a avenida Prudente de Morais, 885, zona 7. O horário de atendimento é de segunda a sexta das 8 horas às 11 horas e 13h30 às 17 horas. Informações adicionais: (44) 3218-3101.