SEGURANÇA

Vistoria no transporte escolar começa na segunda, 24

Vistoria no transporte escolar começa na segunda, 24
Vistoria inclui itens de segurança, como extintor de incêndio para deixar veículo apto ao transporte de estudantes - Foto: Marcio Naka
.

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) inicia na segunda, 24, vistoria nos veículos utilizados no transporte escolar. O procedimento, realizado a cada seis meses no pátio da Semob (avenida Colombo, 3114), seguirá até o próximo dia 26 com a verificação de itens que proporcionam segurança e conforto. A vistoria é compulsória.

Aprovado na vistoria, o veículo recebe selo fixado no lado direito do para brisa, canto inferior, reconhecendo que está habilitado para o transporte escolar. Caso seja identificada alguma irregularidade, o permissionário (motorista) é notificado a resolver o problema e retornar em data previamente agendada para nova vistoria.

Caso não cumpra a exigência, o permissionário não recebe o selo de aprovação, fica impedido de exercer o serviço de transporte de passageiros e fica sujeito a multa e outras penalidades previstas na legislação. No ato da vistoria, é necessário entregar documentação comprobatória de qualificação e idoneidade do motorista para a execução do serviço.

“Usuários do transporte escolar devem exigir sempre o selo de vistoria ao utilizar o serviço, pois é a garantia de que o veículo está devidamente cadastrados e regularizados, inclusive com apólice de seguro, comprovando também a idoneidade e qualificação do seu motorista para a execução deste serviço”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur.

Durante a inspeção veicular, serão verificados itens como, farol alto/baixo, luz de seta, luz de posição, luz de freio, luz de placa, luz de ré, buzina, limpadores, para brisa, retrovisores, sistema de escapamento, pneus e estepe, macaco e triângulo, extintor de incêndio o cronotacógrafo, chave de rodas, lataria, tapeçaria, cintos de segurança, aparência, higienização”.

Saiba mais

Pais e demais usuários que constatarem irregularidades no transporte devem denunciar os responsáveis à Gerência de Concessões pelos telefones 3221-8510 e 3221-8511 ou através da Ouvidoria Municipal (telefone 156). Os mesmos telefones podem ser acionados para informações adicionais sobre a vistoria.
Diretoria de Comunicação PMM