ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA

Ações de abordagem a moradores de rua são intensificadas

Ações de abordagem a moradores de rua são intensificadas
Serviço de Abordagem Social funciona 24 horas por dia
Com temperaturas em quedas, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) intensificou o trabalho de abordagem de pessoas em situação de rua, triplicando o número de equipes. De acordo com a gerência do Centro Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), entre os dias 9 e 11 de junho foram realizados 76 atendimentos. Desses, 36 aceitaram apenas cobertores, 10 foram encaminhados para abrigos, e um teve atendimento especial pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu). Os demais não aceitaram nenhum tipo de encaminhamento.

A Sasc insiste no convencimento diário, por meio das equipes profissionais e pede a colaboração da população maringaense em casos de moradores que dormem em calçadas e viadutos. “O nosso objetivo é tirar essas pessoas da rua e ajudá-las a terem abrigo com alimentação, agasalhos e cobertas. Por isso, contamos com a atenção de todos, e não deixem de acionar os serviços de abordagem”, destacou o secretário da Assistência Social, Ederlei Alkamin.

Inicialmente, os serviços oferecidos pelas equipes de atendimento de pessoas em situação de rua é o banho, a alimentação e roupas. Após essa acolhida, os moradores passam por um cadastro de identificação e atendimento mais aprofundado com profissionais das áreas de assistência social e psicologia. Atendimentos especializados, como contatos telefônicos com familiares, comunidades terapêuticas, abrigamento e serviços da rede intersetorial e socioassistencial, também são apresentados aos moradores.

A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal também colaboram em ações conjuntas à Sasc, destinadas ao atendimento de pessoas expostas ao frio nas ruas. A iniciativa se estenderá durante todo o inverno com intervenções de acolhimento. (D.V)

Serviço:

Quem encontrar uma pessoa em situação de rua pode colaborar com o atendimento ligando para o Serviço de Abordagem Social, no telefone 99103-5661 (24 horas por dia) ou para o Centro Pop (3901-2203 das 8 horas às 17 horas). O telefone do Albergue é 3224-1673.