Foi inaugurada a sede da Diretoria de Bem-Estar Animal, que irá atuar na fiscalização de maus-tratos e sensibilização para a posse responsável de animais. A solenidade contou com a participação de representantes de ONG′s, Polícia Ambiental, comunidade e servidores.o prefeito Ulisses Maia destacou as ações da administração na defesa dos animais. “Estamos tratando a causa animal como política pública, sendo um exemplo para todo o Brasil. Logo no início do mandato criamos uma diretoria específica e em apenas quatro meses realizamos mais de mil castrações, mais que o dobro que foi realizado em todo ano anterior”, afirmou.Maia também ressaltou o trabalho das ONG′s. “Até então essas entidades se esforçavam com bazares e campanhas para se manterem, fazendo um grande trabalho, mesmo com dificuldade. A partir de hoje as entidades devem se sentirem integradas com esse novo espaço”, afirmou.O vereador Flávio Mantovani parabenizou a administração pela ação em defesa dos animais. “Milito há mais de dez anos nessa causa e ainda não tinha visto algo assim. Um prédio próprio para a defesa dos animais que representa uma mudança de paradigmas, pois bicho não é coisa. Os animais daqui para frente terão seus direitos garantidos”, lembrou.O secretário de Meio e Ambiente e Bem-Estar Animal, Jaime Dallagnol, destacou que o evento é um marco histórico para o município. “As políticas públicas para a defesa dos animais eram um anseio da comunidade que não se realizavam. Aqui está uma compromisso de campanha de Ulisses materializado”, disse.A diretora de Bem-Estar, Mariana Granjeia, destacou que as políticas em defesa dos animais não serão construídas apenas pela administração municipal, mas levarão em conta a câmara de vereadores, ONG′s e todos aqueles que queiram participar, ressaltando que o foco do trabalho será o da sensibilização da posse responsável.
Para a representante da ONG Dignidade Animal, Thais Carvalho, a Diretoria de Bem-Estar tem tudo para dar certo. “A diretoria terá um papel fundamental na conscientização dos maringaenses para o cuidado com os animais. Desde do início do ano fomos muito bem atendidos pela Prefeitura, como na agilidade no processo de castrações. Essa nova diretoria será a voz dos demais protetores”, explicou.
FunçãoA Diretoria de Bem-Estar apoiará o trabalho de ONGs e protetores e realizará o tratamento de animais de rua em centro de saúde animal construído no Centro de Controle de Zoonoses abrigo também para esses animais até que sejam adotados. A diretoria conta com veículo próprio para resgate de animais, fiscais para apuração de maus-tratos, médica veterinária e servidores administrativos.
Saiba maisDiretoria de Bem-Estar Animal Avenida Laguna, 668, Telefone 3901-1885O funcionamento será de segunda a sexta, das 8 às 11h30, e das 13h30 às 17 horas.Denúncias sobre maus-tratos e solicitação de resgate de animais de rua feridos ou doentes deverão ser comunicados ao 156 de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.