COMEMORAÇÃO

História de Maringá é relembrada no desfile de aniversário de 70 anos

História de Maringá é relembrada no desfile de aniversário de 70 anos
Mais de 3 mil pessoas participaram do desfile
O desfile de aniversário de 70 anos de Maringá foi realizado nesta segunda, 8, sendo marcado pela apresentação de alas que representaram as décadas do município. O 30 º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Apucarana (PR) abriu a ala militar, e alunos e educadores da rede municipal deram início a ala civil. Mais de 3 mil participaram do desfile, embalado pela fanfarra Branca da Mota Fernandes.

Os maringaenses prestigiaram o desfile de participantes de projetos sociais, esportivos e culturais, das secretarias municipais e de pioneiros. O desfile também foi visto pela comitiva de Kakogawa, cidade coirmã de Maringá, que veio do Japão para as comemorações de aniversário, e contou com a presença da vice-governadora Cida Borghetti, do prefeito Ulisses Maia, do vice Edson Scabora, deputados federais e estaduais, vereadores, autoridades civis e militares.

O prefeito Ulisses Maia saudou os maringaenses e destacou ser uma honra vivenciar o momento especial que é o aniversário de 70 anos de Maringá. “Agradeço a Deus sempre pela oportunidade de ser prefeito na cidade que nasci. Junto com o vice Edson Scabora e os vereadores vamos trabalhar muito para que nossa cidade seja sempre referência para o Brasil”, afirmou. Maia ainda fez uma homenagem aos pioneiros que “derramaram sangue, suor e lágrimas para abrirem a cidade e merecem todo nosso respeito”, disse.

O secretário de Cultura, Rael Toffolo, destacou que mesmo sem recursos o desfile foi feito por muito trabalho e dedicação dos servidores. “Ficamos contentes com o desejo dos maringaenses em querer participar do desfile”, lembrou.

A secretária de Educação, Valkiria Trindade, afirmou que as crianças ficaram interessadas em conhecer a história de Maringá. “Além de organizar os uniformes de época, e criar outros objetivos representativos da escola, fizemos questão de que os alunos soubessem o que estavam apresentando”, lembrou.

A servidora pública Leoni Fiori desfilou com um grupo folclórico e comentou a emoção em participar do evento. “Minha vó desfilou nesse mesmo local com esse mesmo grupo. Estava muito emocionada pelo desfile que comemora os 70 anos da minha cidade e também por lembrar dela”, disse.

O aposentado Avanildo Jesus Andrade foi ver a neta desfilar e contou sobre o dia. “Foi muito especial ver minha netinha que é praticamente minha filha nesse desfile. Minha esposa ficou do outro lado da avenida para tirar fotos e eu tive a sorte de ver minha neta bem pertinho”, comemorou.

Após o desfile ainda houve a apresentações artísticas e distribuição de mudas do Viveiro Municipal. O desfile foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc), em parcerias com a Secretaria de Educação (Seduc), Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e Secretaria de Serviços Públicos (Semusp).