EDUCAÇÃO

Dia de Monteiro de Lobato inicia projeto de contação de histórias

Dia de Monteiro de Lobato inicia projeto de contação de histórias
Obras serão trabalhadas a partir de uma interação lúdica
Nesta terça-feira (18) é comemorado o Dia de Monteiro Lobato. A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) aproveita a data comemorativa para iniciar o projeto de contação de algumas obras do autor. A ação é voltada para as turmas do infantil 3 ao 5, e abrange todos os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). O lançamento será nesta terça-feira na CMEI Barbara Barros, no Jardim Seminário, às 8h30.

Conforme a gerente da educação infantil da Seduc, Juliana Macedo, o projeto consiste em trabalhar, a partir de uma interação lúdica, as obras de Monteiro Lobato por meio da leitura dos originais e das adaptações da autora Conceição Molinaro. Esses momentos serão reservados às segundas-feiras pela manhã.

“As obras serão fragmentadas em partes para serem trabalhadas em cada aula, até concluir uma obra completa. Fantoches, caracterização e varal de ilustrações são apenas alguns dos meios a serem utilizados pelos professores para contarem sobre a vida e a obra de Monteiro Lobato”, afirma Juliana.

Entre os objetivos específicos do projeto estão também o desenvolvimento do hábito da escuta de histórias, estimular a imaginação e a criatividade das crianças, promover a compreensão de valores éticos e estéticos, aprender sobre conceitos históricos e culturais contidos nas histórias, desenvolver o interesse pela cultura literária e letrada.

Saiba Mais - Monteiro Lobato foi um dos grandes escritores da literatura brasileira. Nascido em 18 de abril de 1882 no município de Taubaté, é autor de obras clássicas como “O Sítio do Pica-pau Amarelo”.

O projeto da Seduc também se justifica pelo conhecimento das obras do autor, o que promove a apropriação da cultura brasileira, caracterizando a história da sociedade. Lobato é considerado o precursor da literatura infantil brasileira.