SAÚDE

UBS′s oferecem atendimento odontológico domiciliar para deficientes e idosos

UBS′s oferecem atendimento odontológico domiciliar para deficientes e idosos
Serviço deve ser solicitado na unidade mais próxima
Para garantir o bem-estar de pacientes com deficiência ou de idosos com dificuldades de locomoção, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), juntamente com a Unidade de Pronto Atendimento Zona Norte, oferecem atendimento odontológico no domicílio. O serviço é gratuito e deve ser solicitado na unidade mais próxima. As visitas são agendadas nas terças, quintas e sextas-feiras, das 10 horas até às 13h30.

A utilização dos serviços da unidade móvel é para executar procedimentos odontológicos em pessoas que apresentam deficiência mental, física, distúrbios comportamentais, sensoriais, transtorno psiquiátrico, doenças sistêmicas crônicas, e condições sistêmicas comprometidas com limitações de locomoção. O serviço é realizado com equipamento odontológico portátil.

“Com a implementação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), descobrimos um novo nicho de pacientes desamparados da assistência pública por não poderem se locomover. É importante esse trabalho odontológico domiciliar, pois auxilia e diminui a falta de assistência a um determinado grupo de pessoas”, afirma o gerente da Saúde Bucal, Rafael Balestri.

A ação engloba atendimentos breves como: profilático, triagem preventiva, restaurador e pequenas cirurgias. Além dos atendimentos residenciais, é realizado com frequência a prevenção nas entidades: Lar de Idosos, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Norte Paranaense de Áudio Comunicação Infantil (Anpacin), Associação Maringaense dos Autistas (AMA) e Associação dos Surdos de Maringá (Assumar).

Há 15 anos, o odontólogo Celso Kina realiza as atividades acompanhado pela técnica da saúde bucal, Vilma Alves Camilo. “Para nós é uma satisfação colaborar na saúde da cidadania, visto que o trabalho ocasionou um grande interesse. Acredito que essa assistência possa servir de exemplo para as demais cidades”, afirma Kina.

Serviço:

O atendimento domiciliar pode ser solicitado pelo Agentes Comunitários de Saúde (ACS), nos departamentos odontológicos das UBS ou no Pronto Atendimento Zona Norte (UPA).