TRÂNSITO

Estacionamento rotativo poderá contar com aplicativo

Estacionamento rotativo poderá contar com aplicativo
Aplicativo facilitará aquisição de créditos
Um aplicativo de celular para a aquisição de créditos, busca por vagas e regularização do estacionamento rotativo (Estar) poderá ser uma das novidades nos próximos meses. A Secretaria de Mobilidade Urbana já está elaborando edital para licitação do sistema que trará benefícios para a população.

O secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, destaca que o uso do aplicativo vai facilitar a procura por vagas. “Além de inserir créditos no próprio aplicativo, o motorista vai localizar no sistema a vaga para estacionar, economizando tempo e combustível na busca pelo estacionamento,”, destacou.

Purpur também ressalta que o aplicativo irá ajudar no trabalho dos servidores do Estar. “O orientador saberá exatamente qual veículo estará em condição irregular. Com isso teremos uma fiscalização mais eficiente e efetiva”, lembrando que os motoristas que não tiverem celulares vão contar com outras formas de pagamento do cartão como a compra de créditos no comércio em lojas conveniadas.

Atualmente os veículos estacionados nas áreas abrangidas pelo Estar devem possuir o cartão do estacionamento rotativo que tem o custo de R$ 1,60 hora. O município conta com mais de 5 mil vagas de estacionamento rotativo. O tempo máximo permitido em uma vaga, quadra e canteiro central é de duas horas, sendo proibido o retorno do veículo em menos que duas horas.

A Secretaria de Mobilidade Urbana realiza também estudo para que não seja convertida em infração de trânsito a não regularização da falta de cartão do estacionamento rotativo, o que gera cinco pontos na carteira de habilitação e multa no valor de R$ 195,23.