CULTURA

Patrimônio Histórico possui 2 mil peças doadas por pioneiros

Patrimônio Histórico possui 2 mil peças doadas por pioneiros
Objetos remetem aos primeiros pioneiros da colonização de Maringá
A Gerência de Patrimônio Histórico, subordinada a Secretaria de Cultura (SEMUC), possui cerca de 2 mil peças históricas doadas por pioneiros maringaenses. Os objetos, originais, remetem aos primeiros pioneiros da colonização de Maringá. Arados, bules, panelas, lampiões, máquinas fotográficas, máquinas de costura, máquinas de escrever, plantadeiras, pilões, canecos, são alguns dos objetos catalogados disponíveis para a realização de mostras temáticas temporárias.

A gerência segue recebendo peças, mas devido ao espaço limitado, a seleção dos objetos doados é muito criteriosa. “Precisa ser algo muito significativo do ponto de vista histórico”, explica o historiador João Laércio Lopes Leal. Em relação aos espaços, a secretaria trabalha propostas visando um local adequado para os materiais.

“A criação de um museu histórico para abrigar o acervo de peças e manter uma exposição permanente, é uma das nossas determinações. Vamos estudar a ideia e planejar a implantação de um espaço adequado para a exposição”, destaca o secretário de Cultura, Rael Toffolo.

Na década de 1990, o advogado Alberto Abraão Vagner da Rocha, achou interessante a ideia e fez a doação de uma máquina de costura. O objeto pertencia à sua mãe, Adalgisa Gomes Pereira Cândido, que o adquiriu logo que chegou na cidade. “Foi o primeiro instrumento de trabalho dela, e é importante o reconhecimento de um material histórico, pois certamente teve um grande significado”, comentou.

Saiba Mais

Os interessados em doar peças históricas devem comparecer ao Teatro Calil Haddad, localizado na Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes n°2500, no segundo andar ou ligar no telefone: (44) 3218-6122.