EDUCAÇÃO

Educação prepara unidades de ensino para retorno às aulas

Educação prepara unidades de ensino para retorno às aulas
Cerca de 40 mil alunos retornam às aulas no dia 3 de fevereiro
A Secretaria de Educação se prepara para receber cerca de 40 mil alunos que retornam às unidades de ensino dia 3 de fevereiro. As 51 escolas e os 63 centros municipais de educação infantil que formam a rede de ensino do município passaram por intervenções pontuais e reformas mais amplas para receber alunos em ambientes mais confortáveis e seguros.

A frota de ônibus que faz o transporte de estudantes na zona rural recebeu atenção especial pelo desgaste mais intenso, provocado pelo deslocamento em estradas sem asfalto. O cardápio da merenda escolar já foi definido e os fornecedores de insumos necessários ao preparo dos pratos já foram contratados. As unidades de ensino também foram dedetizadas e as caixas d´águas higienizadas.

Equipes da Secretaria de Serviços Públicos realizam trabalhos de hidráulica, elétrica e marcenaria e iniciam o trabalho de poda. Mais de 100 servidores também foram contratados, e os kits escolares que contam com uniforme, mochila e material escolar já estão no Almoxarifado Central para iniciar a entrega nas unidades de ensino.

Devido as fortes chuvas nas últimas semanas de 2016, o centro municipal de educação infantil Etelvina Matos Silva, localizado na Vila Morangueira, teve infiltrações e para não comprometer o atendimento, a Secretaria de Educação isolou as áreas atingidas e readequou os espaços para a garantia de atendimento.

Eleições

Uma das primeiras ações da nova gestão foi a preparação das eleições para diretoras que ainda passará por discussão com o poder legislativo, comunidade escolar e acadêmica. Já em novembro de 2016, a equipe de transição foi até as unidades de ensino e reuniu nomes indicados por professores de possíveis servidores que teriam perfil pedagógico, administrativo e curricular para ocupar o cargo.

A Secretaria de Educação promoveu entrevistas com os 400 indicados até chegar aos nomes para as diretorias. “Contamos com o apoio dos pais para os novos diretores que assumirão este novo desafio e que com o tempo estarão integrados com a comunidade escolar”, ressalta Valkiria.

A secretária de Educação, Valkiria Trindade, destaca que o respeito e o diálogo farão parte da filosofia de trabalho da nova gestão. “Os servidores querem ser ouvidos e vamos trabalhar para que isso aconteça”, finaliza.