EDUCAÇÃO

Programa de Bolsas de Estudo vai disponibilizar 800 vagas

Programa de Bolsas de Estudo vai disponibilizar 800 vagas
Inscrições já estão disponíveis no site da Prefeitura
A Assessoria da Juventude inicia a terceira edição do programa de Captação de Bolsas de Estudo, que está recebendo inscrições para interessados em ingressar em uma instituição de ensino superior, realizar curso técnico ou curso de línguas. O período para se inscrever é de 12 de dezembro a 20 de janeiro por meio de um link específico no site da Prefeitura de Maringá.

O Programa de Captação de Bolsas de Estudo é um programa socioeducacional com finalidade de conceder bolsas de estudos parciais do valor das mensalidades dos cursos de graduação, pós-graduação, tecnólogo, técnicos, profissionalizantes, idiomas e capacitação. Para preenchimento do curso escolhido é fundamental acessar o edital do Programa para ter conhecimento sobre o valor das mensalidades, duração e exigências de cada curso/instituição.

Histórico

O programa foi formatado em 2015, quando foram estabelecidos os critérios necessários para a seleção dos alunos. “Reestruturamos esse antigo programa e criamos o formato atual. Elencamos critérios para que os jovens pudessem participar do programa, estruturamos a distribuição de forma transparente, como manda as regras. Mesmo não sendo responsabilidade do governo municipal, o programa foi desenvolvido porque percebemos essa necessidade de inclusão do jovem”, destaca a assessora da juventude, Majorie Capdeboscq.

Na primeira edição no atual formato foram conquistadas 300 bolsas, na segunda, 600 e para esta terceira edição serão 800 bolsas de estudo parciais. “Se analisarmos a realidade atual de nosso País, é baixo o número de jovens com acesso ao ensino superior. Criamos essa ferramenta de auxílio ao jovem que quer se capacitar para entrar no mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente”, observa Majorie.

Para a assessora, há uma grande demanda de pessoas que querem se capacitar e se deparam com baixa oferta nas instituições públicas. Por outro lado, o custo das instituições privadas se torna um obstáculo para esse jovem que quer estudar. “O foco é jovem que está em vulnerabilidade”, pontua. “Temos relatos de pessoas que tiveram acesso a uma bolsa de estudo e puderam iniciar uma graduação graças ao Programa de Bolsas. A seriedade do programa fez com que a cada ano ampliássemos a captação e parceria entre as instituições de ensino.”

Critérios

Para se inscrever é preciso ter de 15 a 29 anos, morar em Maringá e ter estudado em colégio público durante o Ensino Médio ou em instituição particular através de bolsa de estudo integral. Não cursar ou ter cursado nenhum curso de ensino superior. Como critério objetivo caso haja empate em uma mesma bolsa de determinado curso, este é definido por meio de avaliação da maior média nas disciplinas de português, matemática e biologia no terceiro ano do ensino médio. O edital, encontrado no site da Prefeitura, possui todas as informaç

ões mais detalhadas sobre isto.

“Vale lembrar que são todos critérios preferenciais e não exclusivos. Nosso objetivo é fazer com que o jovem participe, mas se não alcançar o número de vagas com pessoas nessa faixa etária, por exemplo, ampliamos para outros perfis que tenham interesse. A ideia é facilitar o acesso à capacitação profissional”, pontua a assessora da juventude, Majorie Capdeboscq.

Serviço

Dúvidas ligar no telefone (44) 3901-1934 ou enviar e-mail para: juventude@maringa.pr.gov.br