PARQUE DO INGÁ

Centro de Apoio ao Turista é inaugurado no Parque do Ingá

Centro de Apoio ao Turista é inaugurado no Parque do Ingá
Local é ponto de informações e comercialização de produtos artesanais
A Secretaria de Meio Ambiente inaugurou nesta quarta-feira (23) o Centro de Apoio ao Turista (CAT), instalado no Parque do Ingá. A obra de 327,74 m², foi executada com investimento de R$ 813.135,29 através de convênio do Ministério do Turismo/ Caixa Econômica Federal.

O Centro de Apoio ao Turista é um espaço para comercialização de produtos artesanais, com anfiteatro para receptivo turístico e cidadania pela sustentabilidade, e ponto de informações turísticas, equipados de acordo com o Plano Nacional do Turismo (MTUR).

O secretário de Meio Ambiente, Umberto Crispim, destacou as melhorias que o Parque recebeu durante os últimos anos, afirmando a importância do CAT para Maringá. “Temos muito o que fazer ainda pelo parque, mas as melhorias são evidentes. Penso que com a inauguração desse espaço quem sai ganhando é a comunidade”. Crispim destacou que o CAT funcionará em parceria com a equipe de Turismo, orientando os visitantes.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Claudio Batistela, o CAT está localizado em lugar ideal, já que o Parque do Ingá é um dos mais visitados de Maringá. “Esperamos que a população aproveite esse espaço nos momentos de lazer e também para aprendizado”.

A gerente de Turismo, Ivana Murad, destacou que para o setor é gratificante ter esse novo espaço, que vai agregar às demais atividades que são oferecidas aos turistas. “O CAT também deve ser usado pelas instituições de ensino, com a realização de palestras e cursos no auditório. É um bom espaço que integra a natureza e informações sobre a nossa Maringá”.

A gerente do Parque do Ingá, Anna Christina Faria, informou que o Parque recebe a visita de 200 alunos por dia e com o CAT o número vai aumentar. “A implantação do anfiteatro e demais espaços vem ao encontro de atividades que já realizamos, como por exemplo as trilhas. Inclusive já temos atividades agendadas no Centro para os dias da semana e finais de semana também”. Anna também falou que o museu do Parque será reativado.

Após o descerramento da placa de inauguração, o tecnólogo ambiental André Da Costa Martins ministrou uma palestra com o tema Educação Ambiental para os Alunos. “Nosso objetivo é sensibilizar o público estudantil sobre o que é educação ambiental, porque praticar e como praticar. É importante que eles tenham senso crítico sobre o assunto e se analisarmos, todas as disciplinas de uma forma ou de outra tratam da questão ambiental”.

Em seguida, o técnico em biologia Adrian Cezar da Silva ministrou uma palestra sobre a Mata Atlântica.

Semana do Rio

A inauguração faz parte de uma série de atividades que a Secretaria de Meio Ambiente está desenvolvendo na Semana do Rio, que tem como tema “Ações para a sustentabilidade regional”. O objetivo principal é conscientizar a comunidade para a preservação dos recursos hídricos da região. Na quinta-feira (24), às 9 horas, será realizada a soltura de 5 mil peixes no Parque Alfredo Nyfeler, encerrando a programação da Semana do Rio.