A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) iniciou nesta segunda-feira (21), a Semana do Rio com o tema “Ações para a sustentabilidade regional”. Até o dia 24 serão realizadas palestras e ações voltadas à preservação e manutenção dos rios. O objetivo principal da Semana é conscientizar a comunidade para a preservação dos recursos hídricos da região.A abertura da Semana foi realizada na Câmara Municipal com a presença dos estudantes e professores do Sesi, do secretário do Meio Ambiente, Umberto Crispim, da presidente do Conselho de Meio Ambiente, Liliane Henrique Gaspar, e demais autoridades. O grupo Delirius, formado por pessoas em tratamento do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) e que participam das oficinas do Centro de Ação Cultura (CAC), integrou a solenidade de abertura, cantando músicas relacionadas à temática da Semana e também composições próprias.O secretário de Meio Ambiente, Umberto Crispim, destacou que um dos objetivos do evento é conscientizar o público jovem sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente. “A Semana do Rio é fundamental para despertar essa conscientização. Precisamos unir forças, pois o nosso planeta está passando por dificuldades e todos devem trabalhar com ações de preservação. O clima está mudando e isso pode comprometer a vida na terra”.A presidente do Conselho de Meio Ambiente, Liliane Henrique Gaspar, citou o trabalho desenvolvido pelo Conselho, lembrando que Maringá foi a primeira cidade do Brasil a implantar o Conselho de Meio Ambiente. “É um prazer participar da programação da Semana do Rio e coloco à disposição o Conselho para o que precisarem”.
O professor engenheiro Sanitarista e Ambiental Cláudio Folda Júnior ministrou uma palestra de abertura com o tema “Sobre Lares e Rios”. Júnior falou sobre os problemas ambientais globais, poluição do ar, efeito estufa e redução da Camada de Ozônio. “Temos que tratar desses assuntos com seriedade e entender que os nossos rios devem ser cuidados da maneira que tratamos os nossos lares. A sociedade precisa se preocupar com as alteações climáticas, que afetam o nosso dia a dia”.
ProgramaçãoA Semana do Rio prossegue até quinta-feira (24), encerrando com a soltura de 20 mil peixes, às 10 horas, no Rio Ivaí. Na quarta-feira (23), a Secretaria de Meio Ambiente inaugura o Centro de Apoio ao Turismo e Educação Ambiental, às 9 horas, no Parque do Ingá. Em seguida realiza a palestra “A educação ambiental no contexto escolar”, com o técnico ambiental André da Costa Martins.
Centro de ApoioO Centro de Apoio ao Turista possui mais de 320 metros quadrados, é um espaço para comercialização de produtos artesanais, com anfiteatro para receptivo turístico e cidadania pela sustentabilidade, e ponto de informações turísticas, equipados de acordo com o Plano Nacional do Turismo-MTUR. O Centro foi construído através de um convênio com o Ministério do Turismo e Caixa Econômica Federal.