HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Pronto-Socorro do HU entra em reforma e atendimentos serão restritos

O Hospital Universitário de Maringá deu início, nesta segunda-feira, dia 7, às obras de readequação da área do Pronto-Socorro e com isso o setor estará parcialmente interditado por um período previsto de 120 dias. Em razão das obras, a direção do Hospital informa que os atendimentos estarão restritos aos casos de urgência e emergência encaminhados através da Central de Regulação de Leitos. Ou seja, com a restrição iniciada, hoje, casos como mal estar em geral e crise hipertensiva, entre outros, deixam de ser atendidos no hospital. Serão mantidos atendimentos às cirurgias de trauma (ortopédicas), além de casos de pessoas feridas por armas brancas, armas de fogo, incluindo as situações de internação em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Gestantes de alto risco continuarão sendo atendidas e, nessas situações, pode haver procura espontânea, pois são as áreas de referência do hospital.

Os pacientes que se dirigirem ao PS sem o devido encaminhamento, inclusive aqueles que vêm de municípios da região, serão conduzidos para outras unidades de saúde.

Em uma entrevista coletiva à imprensa, pela manhã, o superintendente do HU, Maurício Chaves Júnior, explicou os detalhes da obra. Segundo ele, a readequação têm o objetivo de prestar o melhor atendimento aos pacientes, a começar pela recepção do PS, cujo espaço será ampliado.

Além disso, com as obras haverá uma divisão para que as gestantes sejam atendidas separadamente dos demais usuários do hospital. Outra etapa da readequação será a melhoria da qualidade da estrutura física dos consultórios do Pronto-Socorro, que passará, inclusive pela construção de banheiros exclusivos para cadeirantes.

Orçada em R$ 80 mil, a obra abrange uma área de cerca de 140 metros quadrados. De acordo com o superintendente, com esta readequação e a construção, em andamento, de mais cem novos leitos, o HU terá, até o final do próximo ano, 250 leitos. Com isso, a expectativa é que no final de 2017 ou início de 2018 nenhum paciente ficará aguardando atendimento no corredor do Pronto-Socorro. O superintendente disse, ainda, que a readequação iniciada hoje no hospital foi amplamente discutida em reunião com representantes da 15ª Regional e da Secretaria Municipal de Saúde, havendo acordo entre todos os envolvidos.

Lembrando que a finalidade do Pronto-Socorro é atender casos de urgência, a procura do setor para consultas médicas convencionais ou para tratamento de desconfortos leves, muitas vezes provoca sobrecarga e pode comprometer situações graves de emergência. Segundo o médico, só no mês de outubro 4.900 pacientes passaram pelo Pronto-Socorro do HU.

A título de esclarecimento à população em geral, o superintende do HU lembra que as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionam 24 horas por dias, sete dias por semana e têm estrutura simplificada com raio –X, eletrocardiograma, laboratório de exames e leitos de observação. Ou seja, têm condições de prestar socorro sem necessidade de encaminhamento ao Pronto-Socorro hospitalar. Além disso, há as Unidades Básicas de Saúde, onde o paciente recebe atendimento médico para diagnóstico e tratamento em muitos problemas de saúde, inclusive com acesso a medicamentos gratuitos.

Desse modo, Chaves Júnior pede que a população procure primeiro a UBS ou UPA mais próxima, liberando o Pronto-Socorro para os casos já mencionados. A orientação vale, inclusive, para os moradores dos municípios vizinhos.