Começa neste sábado (29) e segue até o dia 19 de dezembro, o projeto "Música nas ruas da Cidade Canção", uma iniciativa do Cottonet-Clube, viabilizado pelo Prêmio Aniceto Matti, da Secretaria Municipal de Cultura de Maringá. O projeto vai oferecer gratuitamente 11 apresentações musicais ao ar livre de grupos de estilos variados nas ruas, praças, terminais e travessas da cidade de Maringá e distrito de Iguatemi.Para alcançar o maior número de espectadores e democratizar o acesso à cultura foram escolhidos espaços públicos com grande fluxo de pessoas e horários de grande movimento. A intenção é aproximar o público dos artistas por meio de apresentações que remetem à arte de rua.Foram convidados artistas locais, a exemplo do Trio Reserva, Stolen Byrds, Isaac Abeche & Os encanadores do blues, Vinícius Morimoto e o próprio Paulinho Schoffen coordenador do Cottonet-Clube, e também de outras cidades do Paraná, como Londrina (Samba Sim e Gisele Almeida), Paranavaí (Big Band Paranavaí) e Curitiba (Glauco Solter), incentivando o intercâmbio artístico entre as cidades paranaenses e garantindo a diversidade musical. Samba de raiz, choro, MPB, blues, jazz, rock, sertanejo de raiz, pop e música instrumental e clássica estão representados. [Abaixo a programação completa].A ideia surgiu durante a realização de projetos similares nos anos de 2014 e 2015, mas que eram voltados exclusivamente para a música instrumental. "Pensei que seria interessante se pudéssemos realizar em Maringá por um período maior, dessa vez com diferentes gêneros musicais no maior espaço público que existe: as ruas e calçadas. A ideia é incorporar a música no caos da cidade, no ritmo das pessoas caminhando pela calçada, indo ao trabalho, voltando para a casa, enfim, parar um pouco, ouvir a música e depois seguir seu caminho. Isto é, ressignificar o valor artístico da música", diz Paulinho Schoffen, idealizador e coordenador do projeto.
1ª atração - Quem abre o projeto às 10h30 deste sábado (29) no Terminal Urbano de Maringá é o grupo londrinense Samba Sim. Formado em 2003 por jovens músicos, como Rakelly Calliari (intérprete e compositora) e André Gião (guitarra, cavaco e compositor), o grupo se dedica à pesquisa e divulgação do samba de raiz, seus compositores e intérpretes. A partir deste trabalho de pesquisa e da grande aceitação do público, o Samba Sim passou a compor suas próprias canções, que os levaram a conquistar o primeiro lugar no I Festival de Samba do carnaval londrinense e a integrar a programação de importantes festivais paranaenses, como o Festival Internacional de Londrina (Filo), o Festival de Música Cidade Canção (Femucic) e o Festival Universitário da Canção (FUC-Ponta Grossa). Em outubro de 2008, o Samba Sim comemorou cinco anos de atividades com o lançamento de um CD com sete canções, das quais quatro são composições próprias, gravadas de forma independente.
CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÕESDia 29/10 (sábado) - SAMBA SIM - às 10h30 Terminal Urbano de Maringá
Dia 5/11 (sábado) - STOLEN BYRDS - às 18h na Travessa Jorge Amado (ao lado do Mercadão Municipal)
Dia 6/11 (domingo) - TRIO RESERVA - às 19h30 na Av. Mauá (Feira livre)
Dia 9/11 (quarta) - BIG BAND PARANAVAÍ - às 18h30 na Feira do Produtor (Av. Prudente de Morais - Zona 07)
Dia 12/11 (sábado) - PAULINHO SCHOFFEN - às 10h30 na Av. São Paulo esquina com Av. Brasil (Americanas)
Dia 20/11 (domingo) - ISAAC ABECH & OS ENCANADORES DO BLUES - às 16h na Av. Horácio Racanello esquina com Av. São Paulo (Avenida Center)
Dia 26/11 (sábado) - GISELE ALMEIDA - às 10h30 na Av. Duque de Caxias esquina com Av. Brasil (Pernambucanas)
Dia 27/11 (domingo) - VINICIUS MORIMOTO E OS AMIGOS DA VIOLA - às 20H na Praça Pref. Luiz Moreira Carvalho • Iguatemi, PR
Dia 3/12 (sábado) - HARMONIC FLUTE ENSEMBLE - às 10h30 na Praça Raposo Tavares (Ao lado do Cine Teatro Plaza)
Dia 10/12 (sábado) - DOUBLE MINDS - às 10h30 na Av. Getúlio Vargas esquina com Av. Brasil
Dia 19/12 (segunda) - GLAUCO SOLTER - às 10h30 na Av. Brasil esquina com Av. Herval