Começa nesta sexta-feira (7) a 33ª edição da Festa dos Estados e das Nações. O tradicional evento segue até o dia 16 de outubro, no Centro de Convivência Deputado Renato Celidônio (ao lado do Paço Municipal), oferecendo diversas opções gastronômicas à comunidade. Este ano vão participar 18 entidades assistenciais que atuam diretamente no atendimento a crianças, adolescentes, idosos, pessoas com algum tipo de deficiência e famílias carentes.Além disso, as barracas presentes na Festa vão representar diversos lugares do Brasil e mundo, com os pratos típicos dessas regiões. Os visitantes também poderão acompanhar apresentações culturais diárias, programadas pela Secretaria de Cultura. Sob responsabilidade das entidades, o evento mobiliza mais de 500 voluntários para o preparo dos alimentos, cuidado e atendimento à população. Paralelo ao evento, terá também a Feira de Artesanato.Serão oferecidos espetinhos, bacalhau, picanha, massas, pastel, carneiro no tacho, comida chinesa, comida árabe, batata recheada, hambúrguer, joelho de porco com chucrute, acarajé, comida mineira, piapara na grelha, açaí, comida japonesa, sorvete e cachorro quente. O evento tem grande importância para a manutenção dos projetos das entidades participantes – na edição anterior foi possível arrecadar R$ 663.849,04 líquido, que foi dividido entre os participantes.Durante a semana as barracas começam o atendimento às 18 horas e seguem até meia-noite. Nos fins de semana e feriados, os pratos são servidos no almoço e na janta, a partir das 12 horas até a noite.
ArtesanatoSerão 85 tendas, com aproximadamente 100 artesãos do município cadastrados na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Além da estrutura, o município também oferece a instalação elétrica sem custo algum para os participantes, contribuindo para a geração de renda para diversas famílias. Os artesãos são divididos em nove associações. Os objetos variam de materiais recicláveis, madeira, quilling, origami, decoupage, crochê, tricô, entre outros.
Programação CulturalDurante todos os dias da 33ª Festa dos Estados e das Nações haverá uma programação cultural com apresentações musicais e de dança. Todas as apresentações serão realizadas sempre às 20h30 no Centro de Convivência Comunitária Deputado Renato Celidônio, ao lado da Prefeitura.
Festa das NaçõesA feira foi instituída pela Lei Municipal n.º 1.551/82 e é promovida Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC), em parceria com as Secretarias de Cultura, Desenvolvimento Econômico, Trânsito e Segurança, Recursos Humanos, de Serviços Públicos e Comunicação, com o apoio do 4º Batalhão da Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros na segurança do evento. A renda da feira é revertida para as entidades assistenciais participantes desenvolverem seus projetos.
Serviço:http://www.maringa.com/eventos/6469/CULTURA+E+GASTRONOMIA+Festa+dos+Estados+e+das+Nacoes+2016