GERAL

Incubadora Tecnológica vai facilitar acesso de micro e pequenos empresários aos recursos do Proger

Um convênio inédito no Noroeste do Paraná, assinado nesta quinta-feira (dia 6) entre a Caixa Econômica Federal e a Incubadora Tecnológica de Maringá, vai facilitar o acesso de micro e pequenas empresas aos recursos do Proger (Programa de Geração de Emprego e Renda).

O Proger é uma linha de crédito, cujos recursos são oriundos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) e tem por objetivo financiar micro e pequenos empresários interessados em investir no crescimento de suas empresas, proporcionando geração de mais emprego e renda.

Esta linha de crédito tem condições diferenciadas, como o prazo de pagamento – que é de até 48 meses, com carência de seis meses – e juros mais baixos – as taxas são inferiores a 1% ao mês.

A Incubadora Tecnológica facilitará o acesso ao Proger por meio da elaboração do projeto que deve ser apresentado pelos empresários à Caixa Econômica para obtenção do financiamento. Este projeto deve demonstrar o impacto financeiro que o investimento trará à empresa.

“Praticamente 90% dos micro e pequenos empresários que procuram crédito via Proger têm dificuldade justamente na elaboração dos projetos”, explica o gerente regional de Negócios da Caixa Econômica, Paulo de Tarso do Amaral Rodrigues, esclarecendo que a parceria foi firmada para que este obstáculo seja superado.

União
A Incubadora Tecnológica oferecerá, através da equipe técnica do Escritório de Projetos, toda a assessoria para a elaboração dos projetos para os empresários interessados em obter crédito via Proger. O serviço pode ser utilizado por empresários de toda a região cujas empresas tenham faturamento anual de até R$ 5 milhões.

O presidente da Incubadora Tecnológica de Maringá, Carlos Walter Martins Pedro, ressaltou que este convênio tem dupla importância: primeiro, por facilitar o acesso à linha de financiamento propriamente dita; segundo, porque o empresário, ao utilizar o serviço da Incubadora para acessar o crédito, poderá contar com a assessoria em várias áreas para a melhoria do desempenho de sua empresa.

“Estaremos unindo a expertise de todos os parceiros e mantenedores da Incubadora em favor do pequeno empresário, que poderá ter acesso tanto ao financiamento quanto ao apoio de diversas entidades, que poderão assessorá-lo em áreas como qualificação de mão-de-obra, consultorias técnicas e gerenciais, entre outras”, ressalta Martins Pedro, lembrando que a Incubadora Tecnológica tem como mantenedores as seguintes entidades: ACIM, UEM, Cesumar, Tecpar, Fiep, Sindmetal, Prefeitura de Maringá, IDR, Codem e Sebrae.

Para o presidente da Incubadora, este convênio vai unir “duas pontas”, colocando o pequeno empresário em contato com as inovações tecnológicas, por meio da Incubadora, e com o agente financiador, que é a Caixa Econômica Federal. “Temos certeza de que essa união vai gerar muitos negócios, trazendo desenvolvimento econômico para a região”.

Participaram da solenidade de assinatura do convênio, que aconteceu na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá, o presidente da ACIM, Carlos Tavares Cardoso; o presidente da Incubadora, Carlos Walter Martins Pedro e o vice-presidente, José Roberto Pinheiro de Melo; o coordenador regional da Fiep, Paulo Meneguetti; o presidente do Codem e do Instituto Tecnópole de Maringá, Wilson Matos; o gerente regional de Negócios da Caixa Econômica Federal, Paulo de Tarso do Amaral Rodrigues, além de gerentes de agências locais do banco.

Serviço: Informações sobre o convênio podem ser obtidas na Incubadora Tecnológica de Maringá, pelo telefone 3263-8001, ou na Caixa Econômica Federal, pelo telefone 3344-4600.

ACIM